noticias

28/11/2012 Versão para impressãoEnviar por email

Cefor-PB realiza mostra sob a condução de alunos e professores

Alunos, professores e coordenadores dos cursos técnicos em Enfermagem, Hemoterapia e Vigilância em Saúde do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), na Paraíba, promovem mostra de saúde com a participação da comunidade. O principal objetivo do evento foi divulgar o aprendizado em sala de aula e, dessa forma, multiplicar o conhecimento adquirido.

Entre os dias 22 e 26 de novembro, o Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), na Paraíba, realizou a Mostra de Saúde Cefor 2012. O evento, organizado pelos alunos, professores e coordenadores dos cursos técnicos em Enfermagem, Hemoterapia e Vigilância em Saúde da escola, contou com apresentações teatrais, simulação de uma rádio comunitária, mesas redondas, palestras e testes rápidos de sífilis e HIV, mobilizando toda a comunidade local. O principal objetivo da mostra foi divulgar o aprendizado em sala de aula e, dessa forma, multiplicar o conhecimento adquirido.

No dia 20/11, o novo diretor-geral do Cefor-PB, Volmir Brutscher, realizou a abertura oficial do evento que contou ainda com a participação do grupo Prós-Ação, da Associação das Prostitutas da Paraíba, falando sobre a importância do uso de preservativos. No mesmo dia, a turma do Curso Técnico em Hemoterapia apresentou trabalho em forma de uma rádio comunitária e alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde realizaram 21 testes rápidos de sífilis e 20 de HIV.

O segundo dia da mostra foi iniciado com a apresentação da peça teatral ‘A importância da Hemoterapia na Urgência e Emergência’, tirando algumas dúvidas sobre o tema e incentivando o ato de doação de sangue. O espetáculo, encenado por alunos e professores e por um funcionário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do estado, contou a história de um casal que, abordado por uma funcionária do Hemocentro que entregava panfletos sobre importância da doação de sangue, não dava qualquer importância ao trabalho, até que a filha deles sofre um acidente e necessita de uma transfusão.

Em seguida, alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde apresentaram a ‘Escolinha de Saúde’, em alusão ao extinto programa humorístico ‘Escolinha do Professor Raimundo’, focalizando o tema ‘Saúde do Homem’.  As atividades do dia foram encerradas com uma palestra sobre biossegurança ministrada pela gerente de Qualidade e Biossegurança do Laboratório Central da Paraíba (Lacen-PB), Lúcia Cristina Correia Aguilar.

No último dia do evento, a enfermeira Claudivânia Maria Mouzinho, do Hemocentro da Paraíba e do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, falou sobre o papel da enfermagem na hemoterapia. A palestra foi seguida da mesa redonda sobre o mesmo tema, com participação de Ronaldo Miguel Bezerra, presidente eleito do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), de Graziela Cahu, fiscal do Coren, da farmacêutica Rafaela Duarte e do assessor jurídico do Hospital de Trauma, Luiz Humberto.

Por Jéssica Santos, da RET-SUS 
(com informações da Ascom do Cefor-PB)

Comentar