noticias

30/09/2014 Versão para impressãoEnviar por email

Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba completa 20 anos

Escola comemora duas décadas de vida, destacando a formação de mais de 18 mil trabalhadores do SUS. No evento comemorativo, a nova diretora geral do Cefor-PB, Candice Chiara, que ocupava até então o cargo de diretora pedagógica da escola, lembrou o processo de construção da instituição e anunciou o pré-lançamento de três livros didáticos.

No dia 11 de abril, o Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB) completou 20 anos. A comemoração, realizada em 29 de abril, na sede da escola, em João Pessoa (PB), destacou a formação de 18.394 trabalhadores da Saúde e 3.423 alunos em cursos técnicos voltados para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde do estado. A mesa redonda Os desafios da Educação Profissional na concepção da educação permanente, o lançamento oficial do blog da escola (www. ceforpb. wordpress.com) e o pré-lançamento de três livros didáticos — Unidades Complementares, Complementação para Técnicos em Enfermagem e Curso Técnico em Vigilância em Saúde — marcaram o evento comemorativo.

A secretária executiva de estado da Saúde da Paraíba, Cláudia Veras, aproveitou para apresentar a nova diretora geral do Cefor-PB, Candice Chiara, que ocupava até então o cargo de diretora pedagógica da escola, em substituição a Volmir José Brutscher, que irá dedicar-se à carreira acadêmica. Segundo Candice, os focos da unidade é a formação técnica de trabalhadores do SUS da Paraíba e o fortalecimento da Política de Educação Permanente em Saúde. “Para tanto, são muitos os desafios que temos pela frente”, revelou, destacando a missão de manter o ritmo da escola, motivar a equipe e superar limites e entraves.

Na avaliação de Candice, o Cefor-PB é um produto coletivo da militância e do compromisso dos vários profissionais que atuaram na unidade, entre alunos, docentes e gestores. “Quem já teve oportunidade de ouvir a história de fundação da escola reconhece as dificuldades superadas ao longo desses 20 anos para a efetivação e legitimação da escola que se tem hoje”, disse. As duas décadas da escola, segundo a diretora, é fruto da busca constante da resignificação da prática dos trabalhadores do SUS. “São duas décadas de vida que pulsa por compromisso e respeito à dignidade humana”, acrescentou.

O mesmo avaliou Cláudia Veras. Ela lembrou os desafios que a escola enfrentou nesses 20 anos e comemorou os resultados positivos alcançados. “Todos os processos de formação, inclusive a carga horária dos cursos, são voltados para o profissional que já está inserido no trabalho”, observou.

Além da qualificação dos profissionais de nível médio, lembrou Cláudia, o Cefor-PB destaca-se na formação de profissionais de nível superior. “A escola conta com vários cursos de especialização em andamento, e isso é muito importante para as pessoas que já estão no trabalho, pois permite que elas se qualifiquem enquanto atuam”, concluiu.

Por Flavia Lima, da Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Comentar