noticias

25/04/2007 Versão para impressãoEnviar por email

Começam as discussões da 6ª Reunião Geral da RET-SUS

Mesas-redondas com presença do Conass e do Conasems debatem participação das Escolas Técnicas do SUS no Pacto de Gestão.

Começou hoje, em Vila Velha (ES), a 6ª Reunião Geral da Rede de Escolas Técnicas do SUS, que acontecerá até o dia 27 de abril. A mesa de abertura contou com a presença de autoridades locais e de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Ministério da Saúde. Para dar início ao evento, Naya Athayde, diretora da ETSUS Espírito Santo, agradeceu a presença de todos os participantes e anunciou o início do primeiro módulo do curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, curso com o qual a Escola dará início às suas atividades no estado capixaba.

Dando continuidade à mesa de abertura, Ana Estela Haddad, diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges/SGTES/MS), falou sobre a história da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), criada em 2003, e do desafio de construir redes na Educação Profissional em Saúde. “A Rede de Escolas Técnicas do SUS é um modelo que deve ser seguido”, afirmou. Ela também anunciou a criação da Câmara Interministerial de Gestão da Educação na Saúde, que será uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação (MEC) para a organização da formação de recursos humanos da saúde. “Vamos pensar junto com o MEC planos de trabalho que abranjam desde a educação profissional até a pós-graduação”, explicou Ana Estela, que ainda espera a regulamentação da Câmara. Por fim, a diretora do Deges convidou as Escolas Técnicas do SUS para participarem do Programa Nacional de Telessaúde, voltado para a capacitação de toda a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF).

Anselmo Tose, secretário estadual de saúde do Espírito Santo, chamou a atenção para o desafio de formar recursos humanos para o SUS. Já Josemar Pegoreti, gerente de Ensino Médio e Educação Profissional, que, no evento, representou o secretário estadual de educação do Espírito Santo, colocou a Secretaria Estadual de Educação à disposição para uma parceria com as Escolas Técnicas do SUS. “Quanto mais próxima a formação estiver da população a ser atendida, mais rápido será o retorno para o povo”, disse.

As discussões do dia foram iniciadas com a mesa-redonda Diretrizes e Perspectivas para a Educação Profissional em Saúde nos níveis estadual e municipal, que teve como palestrantes Márcia Andriolo, vice-presidente da Regional Sudeste do Conasems, Gilson Cantarino, assessor do Conass, e Ena Galvão, coordenadora de ações técnicas do Deges/SGTES/MS.

Em seguida, a mesa A Educação Profissional em Saúde e sua construção no Pacto de Gestão contou com a participação de Ana Lúcia Pereira, do Departamento de Apoio à Descentralização/SE/MS; Mônica Durães, representante da coordenação de ações técnicas da SGTES/MS; e Sonia Alves, diretora da Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (ETIS), do Rio de Janeiro.  

Comentar