'SUS: avanços e desafios', apresenta história do SUS e discute caminhos para políticas públicas. Publicação está disponível para download.
O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) lançou o livro ‘SUS: avanços e desafios’ no dia 13 de dezembro do ano passado, em Brasília. O evento contou com a presença do ministro da saúde, Agenor Álvares, do vice-governador eleito de Alagoas, Wanderley Neto, dos secretários estaduais de saúde, de integrantes da Secretaria Executiva do Conass e de representantes do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O livro, com tiragem de três mil exemplares, conta a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) desde a sua implantação, ressaltando os avanços alcançados nesse período e os desafios que ainda precisam ser enfrentados para a consolidação de um sistema público que ofereça serviços de qualidade, que foram divididos em seis grandes grupos: universalização, financiamento, modelo institucional, modelo de atenção à saúde, gestão do trabalho e participação social. Propõe-se que as soluções sejam pensadas em conjunto, e não isoladamente, através de trabalho integrado e intensivo entre as três esferas de governo e entre gestores e trabalhadores.
Segundo Júlio Müller, um dos redatores, a publicação é um esforço do Conass de colocar no espaço público o debate sobre o futuro do SUS. “Trata-se de um livro bastante ambicioso, pois, além de recuperar a história do SUS e registrar sua importância e conquistas na política pública, assinala fortemente os grandes gargalos existentes em áreas vitais e traz uma visão estratégica, com propostas para os próximos dez, quinze anos”, diz.
‘SUS: avanços e desafios’ assinala também que a formação dos profissionais de saúde hoje é insuficiente para que eles desempenhem adequadamente suas funções nos serviços públicos e sugere como solução o investimento na educação permanente e na articulação ensino-serviço. “Esse livro pode ajudar a iluminar muitas áreas ainda sombrias do Sistema, pois permite uma visão de longo prazo, mostrando, por exemplo, a importância de reforçar o papel das Escolas Técnicas do SUS e o ensino constante de qualidade”, fala Júlio.
Quem desejar adquirir o livro, pode fazer seu download gratuito no site do Conass – www.conass.org.br.
Comentar