Eventos e publicações marcam comemoração da data que, este ano, homenageia os trabalhadores. Relatório da OMS faz um diagnóstico da força de trabalho em saúde no mundo.
A semana do dia 3 ao dia 7 foi marcada pelas comemorações e homenagens relacionadas ao Dia Mundial da Saúde, à Semana Pan-Americana de Saúde e ao início da Década dos Recursos Humanos em Saúde, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS). O Dia Mundial da Saúde é comemorado, desde 1948, na data de implementação da OMS, 7 de abril. Baseando-se no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado de promovê-la, as comemorações têm direcionado as atenções para amplos debates sobre Saúde no mundo. Em 2006, a OMS dedicou a celebração anual aos trabalhadores da saúde, “já que eles constituem, com seu serviço, o recurso mais valioso do setor”, como explica o site da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS).
No Brasil, por meio de uma portaria assinada pelo ex-Ministro da Saúde, Saraiva Felipe, o tema ‘Gente que faz saúde’ traduziu as recomendações da OMS para que fosse adotada a força de trabalho em saúde como tema do Relatório Mundial da Saúde e do Dia Mundial da Saúde em 2006. Assim, em fevereiro, foi instituído o Comitê Consultivo do ‘Ano dos trabalhadores em Saúde’, presidido pelo próprio Ministro da Saúde e composto por representantes do Conselho Nacional de Saúde, pelo representante da Opas/ OMS no Brasil e pelos presidentes do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
No dia 7 de abril, o Ministro da Saúde, Agenor Álvares, participou da celebração do Dia Mundial da Saúde, na sede da Opas no Brasil, em Brasília. Na solenidade, estavam presentes o consultor da Opas para área de Recursos Humanos, José Paranaguá, o secretário de Gestão e do Trabalho em Educação da Saúde, Francisco Campos, o secretário Estadual de Saúde do Distrito Federal, José Geraldo Maciel, e o representante da Opas no Brasil, Horácio Toro. Sete equipes da Saúde da Família, que representavam os trabalhadores da saúde no país, foram homenageadas. Além disso, foi divulgado o Relatório Mundial da Saúde 2006, segundo o qual a falta de mais de 4 milhões de profissionais da saúde no mundo tem um impacto "devastador" na capacidade de vários países de lidar com doenças e promover saúde.
As atividades e debates não se encerram com o término da Semana da Saúde. Segundo Marcos Mandeli, Secretário Executivo da Comissão Organizadora do ‘Ano dos trabalhadores da Saúde’, que ocorre sob o tema “Gente que faz Saúde”, a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde/ MS espera fazer o tema crescer em importância política, tornando-se prioridade e mobilizando outros setores governamentais. Para isso, ocorrerá em maio a ‘Reunião de Ministros do Trabalho e da Saúde no âmbito da Aliança Estratégica’. Em agosto, acontecerá, no Rio de Janeiro, o ‘Fórum Internacional de Educação de Técnicos em Saúde’. Já para o final do ano, dia 7 de dezembro, em Brasília, está previsto o ‘Seminário Nacional de Promoção da Década dos Trabalhadores da Saúde no Brasil’.
Comentar