noticias

28/11/2006 Versão para impressãoEnviar por email

Dicionário da Educação Profissional em Saúde

Publicação traz 48 verbetes das áreas de Trabalho, Educação e Saúde. Cada Escola Técnica do SUS receberá cinco exemplares.

Profissionais, pesquisadores e professores da Educação Profissional em Saúde ganharam mais uma importante publicação sobre Trabalho, Educação e Saúde. Foi lançado nesta segunda-feira, dia 27 de novembro, o Dicionário da Educação Profissional em Saúde, organizado pelo Observatório dos Técnicos em Saúde, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fiocruz. Com 48 verbetes, o dicionário foi financiado com recursos da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), no âmbito do Plano Diretor para o biênio 2004-2006 da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde. 

Para definir os verbetes, além de alguns pesquisadores da EPSJV, foram convidados grandes nomes da Educação e da Saúde, como o filósofo e educador Gaudêncio Frigotto, a médica-sanitarista Ligia Bahia, a filósofa Madel Luz e o médico-sanitarista Emerson Merhy.  Segundo Júlio César Lima, que coordenou a publicação junto com Isabel Brasil, um dos critérios para a escolha dos verbetes foi a abrangência do tema, ou seja, foram escolhidos conceitos que pudessem levantar outras discussões. Outro requisito foi a disponibilidade de pesquisadores gabaritados para escrever sobre os temas. “Um exemplo é o texto sobre o Sistema Único de Saúde que, além da definição do SUS, ainda contempla assuntos sobre políticas de saúde”, explicou Júlio. Nesse verbete, Ligia Bahia também fala dos fundamentos teóricos-políticos, das bases jurídico-legais, do processo de implementação dos princípios e diretrizes, do resgate das bases constitucionais e da história que envolveu a criação do SUS.

Ao final de cada verbete, encontra-se ainda uma indicação de livros para que o leitor possa aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Segundo Júlio César, a idéia é que seja feito um segundo volume que contemple mais temas da Educação Profissional em Saúde. “Na primeira triagem com os pesquisadores que participaram desse dicionário, levantamos cerca de 200 verbetes. Mas o projeto era fechado em, no máximo, 50 definições. Queremos fazer novos volumes com outros conceitos. Estamos abertos a sugestões das Escolas Técnicas do SUS”, disse o coordenador.   

Foram editadas 1500 cópias do Dicionário, que serão distribuídas gratuitamente para as instituições que tiverem interesse. Cada órgão receberá, no máximo, um exemplar, que deve ser solicitado através do e-mail observa@epsjv.fiocruz.br. As Escolas Técnicas do SUS não precisam solicitar porque cada uma receberá, em breve, cinco exemplares. O restante da tiragem será vendida na secretaria escolar da EPSJV por R$ 30 para o público em geral e R$ 24 para professores e estudantes.

 

Comentar