Filme é uma versão mais completa de ‘História das Políticas de Saúde no Brasil’, lançado em 1992. Todas as ETSUS receberão uma cópia.
Aconteceu no dia 11 de dezembro, no auditório do Ministério da Saúde, em Brasília, o pré-lançamento do DVD ‘História das Políticas de Saúde no Brasil’. Mas o lançamento oficial do filme que conta a história da saúde brasileira desde o início do século XX está previsto para o mês de fevereiro. Trata-se de uma refilmagem do vídeo homônimo lançado em 1992 e contou com a mesma equipe que participou da primeira versão. Dirigido por Renato Tapajós, o longa-metragem de 70 minutos tem patrocínio do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da Universidade Federal Fluminense. “Além do longa, o DVD vai ter uma versão com 50 minutos para ser exibido em sala de aula e cenas extras com o make-off do filme e depoimentos de militantes do SUS e representantes do movimento popular de saúde”, diz Tapajós.
Para contar a história da saúde brasileira, o diretor usou trechos de vídeos da Cinemateca Brasileira, do Arquivo Nacional, da Casa de Oswaldo Cruz /Fiocruz e do Movimento de Saúde de São Paulo. “Os fatos que não encontramos nos arquivos, encenamos em estúdio e em locações determinadas com a ajuda de historiadores. Para isso, formamos um elenco com 60 atores e alguns figurantes. A Revolta da Vacina, por exemplo, foi gravada na Vila Industrial de Campinas, que tem casas do fim do século XIX”, explica.
O roteiro contou com o apoio de técnicos da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGPE), do Ministério da Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Micropolítica do Trabalho em Saúde, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. Segundo João Palma, técnico da SGPE, as 10 mil cópias do DVD serão distribuídas gratuitamente para todos os Conselhos de Saúde do país, instituições de ensino – incluindo as Escolas Técnicas do SUS –, entidades e movimentos ligados à saúde e demais áreas sociais. A instituição que desejar pedir uma cópia do filme, pode encaminhar um e-mail para segep.dema@saude.gov.br.
Comentar