noticias

25/09/2005 Versão para impressãoEnviar por email

Edital oferece até R$ 50 mil para pesquisas em Vigilância Sanitária

Ministério da Ciência e Tecnologia, CNPq e Anvisa financiam projetos que alertem a população para os alimentos consumidos.

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o CNPq, em conjunto com a Anvisa, estão selecionando novos projetos de pesquisa voltados para identificar os riscos sanitários na cadeia produtiva e no preparo dos alimentos. Podem concorrer também projetos que tenham como objetivo divulgar informações nas embalagens de alimentos como forma de alertar e conscientizar a população. Professores, pesquisadores e técnicos vinculados a universidades, escola, centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, sem fins lucrativos podem participar. 

Aprimorar boas práticas de métodos de análise, identificar quais são as fases mais críticas no controle de processamento dos alimentos, analisar o desenvolvimento de equipamentos e as novas tecnologias empregadas desde a colheita até a comercialização da comida são algumas das ações buscadas  no edital. Com isso, espera-se refletir sobre a eficiência e competitividade dos produtores e assegurar a não-contaminação dos alimentos, aperfeiçoando ações de controle sanitário.
 Uma das categorias de projetos a serem submetidas refere-se a “formas de difusão e elaboração de material educativo aos consumidores”. Para esse tema, serão destinados até R$ 50 mil por projeto. Experiências de ensino ou extensão das ETSUS podem ser transformadas em bons projetos para concorrer nesse edital. 

As inscrições devem ser feitas até dia 30 de setembro. Os interessados devem preencher o formulário eletrônico. Mais informações podem ser obtidas no site, pelo fale conosco ou pela central de atendimento 0800-619697, de 8h às 20h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Comentar