noticias

27/11/2014 Versão para impressãoEnviar por email

A educação é ponto focal do governo, diz presidenta

Na Conae 2014, Dilma Rousseff fez destaque à representatividade que envolveu todo o processo de construção da conferência e ao compromisso do governo com a Educação, atribuindo à área o caminho para a redução da desigualdade e o crescimento com inclusão social.

Presente no segundo dia da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), em 20 de novembro, a presidenta Dilma Rousseff foi recebida com coros e aplausos de quase quatro mil pessoas. Durante seu discurso, Dilma fez destaque à representatividade que envolveu todo o processo de construção da conferência, com participação de quase três milhões de pessoas em suas etapas preparatórias. “Poucos países têm um processo de participação desse porte, temos que nos orgulhar. Por isso, reintero o compromisso do meu governo com a educação, que é a prioridade das prioridades, a número um”, afirmou, atribuindo à educação o caminho para a redução da desigualdade e o crescimento com inclusão social.

Ao falar sobre a questão dos recursos a serem destinados à educação, em especial os 75% dos royalties do pré-sal e parte do fundo social, Dilma reforçou o compromisso com os trabalhadores da área. “Não me canso de afirmar que a base de uma educação de qualidade é a valorização do professor, tanto na sua formação quanto no salário. Esse é um desafio inadiável, que teremos que considerar”. Ela anunciou mais 12 milhões de vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e falou sobre sua expectativa de regulamentação do Plano Nacional de Educação (PNE) e implantação do Sistema Nacional de Educação (SNE). “O mesmo esforço e mobilização que condicionou a aprovação do PNE no Congresso deve ser usado como exemplo para aprovação de propostas na Conae, que sirvam de base para a regulamentação do plano nacional”, destacou.

Dilma lembrou, ainda, que a democracia em uma sociedade moderna e inclusiva demanda participação popular na construção das políticas públicas. “Nós temos aqui um diálogo qualificado sobre a educação e, nesse novo mandato, preciso de sugestões, para que juntos possamos construir um país mais desenvolvido”, frisou. Por fim, a presidenta fez uma menção especial ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. “Tivemos um grande avanço quando, em 2010, o país declarou-se, majoritariamente, de raça negra, assumindo com orgulho nossa origem afrodescendente. O racismo é crime e a igualdade social de forma afirmativa é um valor da nossa nacionalidade”, finalizou.

O representante do Movimento Negro no Fórum Nacional de Educação (FNE), Raimundo Jorge, ratificou que a educação é o instrumento para a valorização do povo negro, destacando que a superação da segregação racial passa por este campo. “É preciso que a sociedade não aceite a discriminação como prática cotidiana. A educação tem um papel importante na extinção de todos os tipos de discriminação”, concluiu.

 

Por Ana Paula Evangelista, repórter da Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Comentar