noticias

18/02/2016 Versão para impressãoEnviar por email

Escola Técnica do SUS completa 10 anos de atuação no Pará

A Escola Técnica do SUS do Pará comemora uma década de trabalho por meio de capacitações dos profissionais de saúde do estado. Somente entre 2011 e 2015, a instituição formou 20.754 alunos

Criada em 25 de janeiro de 2006, pela Lei nº 6.814, a Escola Técnica do SUS do Pará Dr. Manuel Ayres comemorou uma década de trabalho por meio de capacitações dos profissionais de saúde do estado. Somente entre 2011 e 2015, a escola formou 20.754 alunos, em 18 cursos ofertados e mais sete em andamento.

Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a ETSUS-PA tem como missão desenvolver atividades para a formação profissional de recursos humanos da área da saúde, integrando a Rede de Escolas Técnicas do SUS e em consonância com os princípios e as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde do Ministério da Saúde. “Em 2016, a escola pretende dar continuidade às capacitações que estavam em andamento no ano passado e expandir a oferta de novos cursos, entre eles a formação de agentes de controle do câncer e as especializações técnicas de nível médio direcionadas na área da Enfermagem”, anuncia o diretor da escola, Raimundo Nonato Bitencourt de Sena.

Sena observa que a ETSUS Pará experimenta nesses dez anos um importante processo de fortalecimento institucional, se destacando no processo de formação para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Para explicar este processo posso destacar a qualificação e o amadurecimento profissional das equipes gerencial, pedagógica e administrativa da escola e a implantação da unidade orçamentária e financeira, além da seleção e da capacitação pedagógica dos docentes e a oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional”, resumiu Sena.

Atualmente, a escola traz as qualificações de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, as atualizações em controle do câncer de colo de útero e coleta de papanicolau, a formação em agentes de controle do câncer e em higienização de superfícies em estabelecimentos de saúde e os cursos técnicos em Citopatologia, Hemoterapia, Prótese Dentária, Saúde Bucal e Vigilância em Saúde. 

 

Da Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Comentar