noticias

09/11/2005 Versão para impressãoEnviar por email

Escolas se encontram na 3ª Reunião Geral da RET-SUS

Formação do ACS, desenvolvimento de pesquisa e participação na Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde foram alguns dos temas debatidos.

Aconteceu, entre os dias 25 e 27 de outubro, no Acre, a 3ª Reunião Geral da RET-SUS, com a participação dos diretores de todas as Escolas Técnicas do SUS. Durante os três dias de evento, foram discutidos assuntos referentes à política mais geral de formação e à gestão das Escolas e dos recursos.

No primeiro dia, a coordenadora de Ações Técnicas do Deges, Ena Galvão, apresentou as novas diretrizes da política da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde e anunciou a possibilidade de se construir um ‘Profae 2’, que poderia contemplar outras áreas de formação técnica além da enfermagem. Também nessa mesa inicial, houve um debate sobre a importância da participação das ETSUS na 3ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, tanto nas suas etapas municipais e estaduais quanto na nacional. Para ajudar a esclarecer dúvidas, esteve presente uma representante do Departamento de Gestão da Regulação do Trabalho em Saúde (Degerts/SGTES/MS).

Na parte da tarde, as Escolas se organizaram em grupos, divididos por região geográfica, para discutir legislação pública. Além de questões como a burocracia para a execução dos recursos em alguns lugares, o principal problema apontado foi a falta de autonomia financeira das Escolas Técnicas do SUS. Um dos caminhos apontados foi as ETSUS ocuparem cada vez mais os espaços de gestão nos estados. Foi feita ainda uma proposta concreta de que as Escolas levem essa reivindicação para os conselhos de saúde e para as reuniões das Comissões Intergestores Bipartites. Além disso, sugeriu-se que o Ministério da Saúde agende a participação da comissão geral de coordenação da RET-SUS numa reunião da Tripartite para discutir o tema.

O segundo dia foi dedicado à apresentação de experiências sobre a formação de agentes comunitários de saúde, que está se desenvolvendo em todas as Escolas da Rede. A Escola de Enfermagem da UFMG e a Escola de Saúde Pública do Ceará falaram sobre a elaboração de currículo. Já a Escola de Formação Técnica Professor Jorge Novis, da Bahia, e o Cefope, do Rio Grande do Norte, trataram da captação e administração de recursos financeiros.

O assunto da mesa seguinte foi pesquisa. A Escola Técnica de Saúde do Centro de Ensino Médio e Fundamental da Unimontes, de Minas Gerais, e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), do Rio de Janeiro, falaram sobre o que vêm desenvolvendo nas suas Estações de Trabalho Observatório de Recursos Humanos em Saúde, que fazem parte de uma rede internacional que é coordenada pela SGTES/MS e tem o apoio técnico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A Unimontes explicou os projetos de pesquisa que estão sendo executados e a EPSJV apresentou o novo site da Estação, incluindo o banco de dados de Educação Profissional, que entrará no ar em breve.

Ainda sobre esse tema, a SGTES divulgou informações iniciais sobre uma convocatória de pesquisa voltada para a educação profissional que será lançada no início do ano que vem pelo Ministério da Saúde.

Boa parte do último dia do encontro foi dedicado à elaboração do plano e cronograma de trabalho da RET-SUS para 2006. Foi garantida a realização de duas Reuniões Gerais: uma em março, em Brasília, para facilitar a participação das ETSUS na 3ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e outra em agosto, no Rio de Janeiro, também para viabilizar a presença das Escolas no Fórum Internacional de Educação de Técnicos em Saúde, que acontecerá junto com o Abrascão.

A cobertura completa da Reunião, incluindo o conteúdo das apresentações, debates e informes, você verá na Revista RET-SUS de dezembro.

Acesse as apresentações do evento:

Ministério da Saúde - educação superior

Ministério da Saúde - ensino técnico

Ministério da Saúde - incentivo à pesquisa

Escola de Saúde Pública do Ceará - formação do ACS 1

Escola de Saúde Pública do Ceará - formação do ACS 2

Escola de Enfermagem da UFMG - formação do ACS

Unimontes - Estação de Pesquisa Observatório de Recursos Humanos

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Projeto Canal Escola

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - RETS e Fórum Internacional

Anvisa - formação na área de vigilância sanitária

Comentar