noticias

13/01/2011 Versão para impressãoEnviar por email

ESP-CE promove integração com turmas descentralizadas

Com o Projeto ‘Aluno ESP – Aluno ESPecial’, a Escola recebe em Fortaleza estudantes de municípios distantes

Com o objetivo de integrar os alunos das turmas descentralizadas à dinâmica da sede da instituição, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) criou o projeto ‘Aluno ESP - Aluno ESPecial’. “Desde 2005 promovemos essa visita. A primeira vez foi com uma turma de Técnico em Enfermagem e, desde então, ao menos duas vezes ao longo do curso as turmas vêm conhecer e fortalecer o vínculo com a escola”, explica a coordenadora da educação profissional da ESP-CE, Maria Ivanília Timbó. A última visita aconteceu no dia 25 de novembro de 2010, quando duas turmas do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) passaram o dia na escola.

Os 60 alunos visitaram as instalações e participaram de atividades em sala de aula. “Além de apresentarmos a escola, abordamos temas como as políticas de educação permanente e ressaltamos a co-responsabilidade que eles têm dentro do SUS”, conta Maria Ivanília. Durante a visita há atividades com outros professores que não atuam como facilitadores da turma. “Também tentamos sempre levar as turmas para conhecer uma estrutura hospitalar, um grande centro odontológico”, afirma a coordenadora.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer o conteúdo da Maleta Saúde, kit com livros, CDs, DVDs e jogos educativos e pedagógicos sobre saúde produzido pelo Canal Futura. “Como só temos uma maleta, ela fica na sede da escola. A visita dos alunos dos cursos descentralizados permite que eles se interem sobre o material”, diz Maria Ivanília.

As duas turmas iniciaram as atividades em setembro de 2009 e atendem aos profissionais da macrorregião de Fortaleza, que engloba 103 municípios, sendo que alguns ficam distantes mais de 300 quilômetros da capital. A conclusão da formação está prevista para março deste ano. Atualmente, a ESP-CE tem sete turmas de TSB em andamento, com 210 alunos. A próxima edição do ‘Aluno ESP - Aluno ESPecial’ está prevista para fevereiro.

Comentar