noticias

30/08/2010 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Bahia inaugura Unidade Descentralizada

Primeira do gênero no Estado, Unidade Descentralizada Enfermeira Izabel dos Santos facilitará ampliação e fortalecimento da rede de ações descentralizadas da Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis

ETSUS Bahia inaugura Unidade Descentralizada

A Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS) inaugurou, no dia 10 de agosto, a Unidade Descentralizada Enfermeira Izabel dos Santos (UDEFTS) em Itaberaba, primeira do gênero no Estado. O município fica no centro da macrorregional Centro-Leste, que possui 2.188.033 milhões de habitantes e é composta por 73 municípios divididos entre cinco Diretorias Regionais de Saúde (DIRES). Com a nova Unidade, a ETSUS Bahia pretende ampliar e fortalecer a rede de ações descentralizadas e regionalizadas de educação profissional em saúde na macrorregião.

“A Unidade vai reforçar a capilaridade dos cursos que já aconteciam de forma descentralizada, sendo um espaço com estrutura escolar, com salas de aula, biblioteca, supervisores e professores da EFTS. A implantação da UDEFTS segue a tendência de implantação dos Núcleos de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde que, por sua vez, estão previstos na Política Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação Permanente em Saúde (2007-2011), que tem como um dos objetivos específicos a ordenação do processo de formação e qualificação do nível médio”, disse Geisa Plácido, coordenadora técnico-pedagógica da ETSUS Bahia.

Segundo Geisa, o projeto de implantação da UDEFTS começou a ser discutido no início de 2008, quando a 18ª DIRES sinalizou o interesse de sediar a Unidade Descentralizada e disponibilizou como sede um antigo prédio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) localizado no Centro de Itaberaba que estava ocioso. O espaço tem cerca de 300 m² de área construída que abriga duas salas de aula, uma biblioteca digital, uma área para a coordenação, uma sala de reuniões, cantina, copa e cozinha, banheiros, almoxarifado, pátio e estacionamento. “O processo seletivo para a primeira turma da Unidade está programado para acontecer depois das eleições. Serão 30 vagas para a qualificação técnica voltada para auxiliares de enfermagem”, informou ela.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), a Unidade Descentralizada tem em seu plano anual seis ações. São elas: ‘Participar da formulação e avaliação de diretrizes para a formação técnica na Bahia’, ‘Desenvolver ações para os processos de formação do pessoal no SUS’, ‘Regular os campos de prática e estágios realizados na macrorregião’, ‘Formação técnico-político-pedagógica para docentes que atuam nos cursos de formação técnica em saúde’, ‘Apoiar as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Saúde na Macrorregional para a implementação dos processos educativos’ e ‘Participar de pesquisas na área de formação técnica de trabalhadores da saúde realizadas pela EFTS’.

Ainda segundo a SESAB, a 18ª DIRES possui capacidade instalada para respaldar o desenvolvimento dos cursos, com sete Unidades de Saúde da Família (USF) e 14 equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), sendo que 90% delas possui Equipe de Saúde Bucal (ESB). A região conta ainda com dois hospitais públicos, um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), um Centro Municipal de Reabilitação, um Centro de Especialidade Odontológica, um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST), uma Farmácia Popular e uma Farmácia Básica.

ETSUS Bahia - Situada em Salvador, a ETSUS Bahia foi criada em novembro de 1994 por meio da Lei nº 6.660 e inaugurada em agosto de 1996. É vinculada à esfera estadual através da SESAB, onde está ligada à Superintendência de Recursos Humanos.

A origem mais remota da Escola é o Projeto Larga Escala, que na década de 80 buscava formar atendentes de enfermagem, e se fortaleceu na década de 90, com o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae), que teve a missão de potencializar a formação desses trabalhadores.

Atualmente, a ETSUS Bahia atende aos 417 municípios do Estado que estão divididos em 31 DIRES, executando processos educativos de forma centralizada e descentralizada, em parceria com a área técnica da SESAB, com as DIRES e com os gestores municipais, através do  Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

Comentar