noticias

02/12/2016 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS Blumenau comemora 60 anos

Em 28 de novembro de 1956, iniciava a trajetória da Escola Técnica do SUS em Blumenau. A instituição comemorou o início de seu sexagenário em cerimônia que contou com a participação de autoridades, trabalhadores e alunos, tendo como destaque o lançamento de livro. 

Para comemorar suas seis décadas, a Escola Técnica do SUS em Blumenau promoveu cerimônia, em 28 de novembro, que contou com a participação de autoridades, trabalhadores e alunos. “Comemorar os 60 anos dessa jovem senhora, que chega à melhor idade com a sabedoria e a experiência que só o tempo poderia lhe conceder, realça uma trajetória de trabalho, confiança, experiência e respeito. Principalmente, pelo reconhecimento de seu legado para a saúde e a educação de Blumenau e região, restando a certeza de que os próximos — e muitos anos — de trabalho e sucesso ainda virão”, declarou Claudia Lange, diretora da escola.

Entre inúmeras conquistas alcançadas em sua trajetória, a mais relevante de todas foi a inauguração da nova sede, em novembro de 2013. A secretária de saúde do município de Blumenau, Maria Regina Soar, lembrou o apoio que a prefeitura deu na fase final da construção. “A prefeitura teve uma iniciativa de finalizar a obra com recursos próprios, porque nós sabíamos da importância da escola para toda região. Sou grata por essa comemoração está sendo feita na minha gestão, pois sempre fui apoiadora da Educação Permanente do SUS e sei da importância da qualificação dos nossos profissionais. Por isso, a Saúde de Blumenau é referência no Brasil”, afirmou.

Claudia, homenageada pelos funcionários, também emocionou o público ao agradecer nominalmente cada trabalhador da escola. O evento de aniversário foi seguido pelo lançamento do livro ETSUS Blumenau 60 anos, organizado por Daniela Maysa de Souza e Kellin Danielske. A publicação materializou o processo histórico da ETSUS Blumenau, reconhecendo seu legado para a saúde e a educação nos 53 municípios do Vale do Itajaí em que atua e, também, para os mais de 5.900 trabalhadores do SUS formados e inseridos nas unidades de saúde, serviços de referência, hospitais e laboratórios. O livro conta com quinze capítulos e foi construído com a colaboração de equipe da escola e autores convidados, que participaram de uma seção de autógrafos. A festa foi encerrada com um coquetel.

Trajetória

Há 60 anos, em 28 de novembro de 1956, iniciava a trajetória da Escola Técnica do SUS em Blumenau. Sua história remonta os anos 1950, quando o médico pediatra Affonso Balsini iniciou um movimento pela construção de uma escola de auxiliar em enfermagem. A então Escola de Auxiliar de Enfermagem de Santa Catarina, anexa ao Hospital Santo Antônio, surgiu com a Lei Municipal nº 763, de 28 de novembro 1956. A instituição, hoje sexagenária, foi reconhecida pela Portaria nº 124, de 13 de abril de 1959, e inaugurada em 1º de agosto do mesmo ano, iniciando o primeiro curso de Auxiliar em Enfermagem de Santa Catarina, com 13 alunos da região de Blumenau. Em julho de 1979, com a Lei Municipal nº 2.477, a unidade foi integrada à Secretaria Municipal de Educação, onde permaneceu até julho de 1996. Em 1997, já com o nome de Escola Técnica do SUS, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, por determinação da Prefeitura de Blumenau, iniciou o curso Atendente de Consultório Dentário.

Por Ana Paula Evangelista, repórter da Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Comentar