noticias

30/11/2004 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS compõem Comitê Executivo da BVS-EPS

No I Encontro do Comitê Executivo da Biblioteca Virtual de Educação Profissional em Saúde, representantes das ETSUS visitaram bibliotecas da Fiocruz e receberam treinamento para alimentar a BVS-EPS.

 

Estreitar os laços com os representantes das Escolas Técnicas do SUS de todo o país e, assim, torná-los parceiros na organização e desenvolvimento de dados e referências bibliográficas sobre educação profissional em saúde. Esses foram alguns dos objetivos do 1º Encontro do Comitê Executivo da Biblioteca Virtual de Saúde de Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS), realizado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no Rio de Janeiro, de 16 a 18 de novembro. O evento foi resultado de uma parceria da EPSJV com o Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict/Fiocruz), o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/ MS.

 

Durante o Encontro, organizado pela Secretaria Técnica da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) e pela Secretaria Executiva da BVS-EPS, os participantes, profissionais das ETSUS, visitaram as instalações das Bibliotecas de Manguinhos, da Escola Nacional de Saúde Pública e da EPSJV e conheceram as bibliotecas virtuais geradas nessas unidades. Além disso, foram apresentados aos conceitos e à estrutura de uma BVS pelos palestrantes Miriam Piazza, coordenadora técnica da Bireme, Sarah Tavares e Regina Cardoso, da BVS-EPS. Os participantes também foram orientados quanto ao conteúdo e aos procedimentos para disponibilizar materiais na base de dados bibliográficos dessa Biblioteca.

 

A expectativa é que os participantes do evento sejam multiplicadores de informação, difundindo o conhecimento sobre o tema nas Escolas em que trabalham. Segundo Bernadete de Lemos Carvalho, representante da Escola Técnica de Saúde Pública de Pernambuco, os materiais fornecidos durante o encontro serão úteis e o apoio à BVS-EPS será recíproco. “Há assuntos variados organizados no site da Biblioteca e poderemos fazer muita pesquisa. E também temos trabalhos de nossos alunos e professores que poderão ser incluídos como informações. É uma troca. Nós ajudamos a construir a BVS e, por outro lado, ela nos ajuda”, ressaltou. Para a diretora do Cefor de Pariquera-Açu, Ruth Bundesen, a BVS vai ampliar os horizontes dos alunos e professores das ETSUS. “A biblioteca virtual traz material de qualidade para pesquisa e pode ajudar na qualificação docente. Isso vai mudar a formação técnica do Brasil”, disse.

 

Para a coordenadora da Secretaria Técnica da RET-SUS, Renata Reis, a BVS é mais uma perspectiva concreta de se trabalhar em rede. “Acho que este encontro reforçou ainda mais os elos e as trocas entre as Escolas. O movimento dessas instituições de se reconhecerem enquanto um elo da RET-SUS é um processo que tem tido avanços a cada dia. Acho que a 
participação dos profissionais das ETSUS nesse evento tende a reforçar e ampliar essa articulação”, destaca.

Comentar