Escolas participam de discussões e elegem delegados para a 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica promovida pelo MEC.
Ao longo dos meses de maio e junho, as ETSUS têm participado das etapas estaduais da 1ª Conferência de Educação Profissional e Tecnológica, buscando inserir entre os cinco eixos temáticos propostas específicas da formação na área da saúde. Além disso, algumas Escolas, como a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues vão participar da etapa nacional a ser realizada de 15 a 18 de agosto, em Brasília. Representantes da ETSUS do Ceará estiveram, de 15 a 17 de maio, na Conferência Estadual e conseguiram eleger três delegados para a etapa nacional, entre eles a diretora, Ana Maria Cavalcante.
As ETSUS do Acre, de Pernambuco, Sergipe e da Alagoas foram algumas das que, até o momento, também conseguiram eleger representantes para a Conferência Nacional. Talita Lima do Nacimento, diretora da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, concordou que o vínculo com a Secretaria Estadual da Educação (e não da Saúde) facilitou a participação na organização da Conferência Estadual, que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de junho. De acordo com a diretora, foram formados grupos de estudo dos eixos temáticos que serão discutidos entre professores, alunos e gestores “com o objetivo de qualificar a fala dos representantes da Escola na Conferência Estadual”.
Talita, que vai coordenar as discussões referentes ao eixo “Estratégias operacionais de desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica”, conta que este foi dividido em dois outros com o intuito de facilitar o debate. “Sistema de gestão e proposta pedagógica” foi um dos sub-eixos criados, tendo sido proposta a discussão da articulação entre a formação técnica e os serviços na área da saúde. Talita explica que, em alguns casos, como na formação de técnicos de enfermagem, é necessário que o enfermeiro da Equipe de Saúde da Família, além de seu trabalho, faça o acompanhamento do aluno, o que “muitas vezes é dificultado por questões de natureza política e pedagógica”. “Formação e valorização de profissionais da educação profissional e tecnológica e educação à distância” será outro sub-eixo, sendo proposto o debate de questões relacionadas á descentralização, tanto no que se refere à gestão pedagógica quanto ao acompanhamento nas atividades de campo realizadas nos municípios. “Hoje, o acompanhamento envolve a necessidade de recursos, sistemas de comunicação, de instrumentalizar municípios, de toda uma estrutura que ainda é precária”, observa Talita.
Em Sergipe, Maria José Freitas, diretora pedagógica da ETSUS, disse que foi “uma surpresa” a escolha da diretora Maria Antonia Maia D’Avila como delegada para a Conferência Nacional. Segundo Maria José, as propostas específicas da formação na área da saúde ainda serão discutidas, devendo ser estimulado o contato com outras Escolas para fortalecer as propostas relacionadas á área da saúde.
Neuza Maria Magalhães, supervisora dos cursos de ACS da ETSUS de Pernambuco, foi eleita como delegada. Segundo ela, a Conferência Estadual foi importante para chamar atenção para a formação pública em saúde, embora a iniciativa privada estivesse em maior número. Em Alagoas, o diretor da ETSUS, Adailton Isnal, também foi eleito delegado. A vice-diretora, Tânia Kátia de Araújo, informou que professores, trabalhadores e gestores participaram da etapa estadual. Segundo ela, foi proposta uma maneira de se trabalhar a formação técnica de forma articulada com a Secretaria da Educação para facilitar a conclusão do 2° grau e obtenção do diploma de técnico pelos alunos da Escola.
Nem todas as Escolas conseguiram eleger delegados, como no caso da ETSUS do Mato Grosso. A coordenadora de formação técnica em Saúde e membro da Comissão Organizadora da etapa estadual, Eliete Saragioto, ressaltou a participação da coordenadora de Ações Técnicas do Deges/SGTES/MS, Ena Galvão, na Conferência Estadual. “A Ena contextualizou a importância das ETSUS para a formação técnica na área da saúde”, disse Eliete.
Até o final deste mês vão ocorrer as etapas preparatórias para a 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica em outros 15 estados.
Comentar