noticias

26/11/2006 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS discutem proposta de nova Portaria da Rede

Participantes discutiram texto final nos grupos, divididos por região. Proposta também foi votada em plenária. Debates levaram em conta o novo Pacto de Gestão da Saúde.

Durante a manhã do último dia da 5ª Reunião Geral da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), os diretores da ETSUS foram divididos em grupos por regiões para formular um plano de trabalho para a Rede no próximo ano.

A votação das propostas aconteceu na parte da tarde, durante a plenária. Antes do início das apresentações, Sonia Maria Alves, diretora da Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos, do Rio de Janeiro, aproveitou para agradecer em nome de todas as ETSUS o trabalho feito por Ena Galvão na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde. “A professora Ena é o retrato das Escolas Técnicas do SUS. Gostaria de aproveitar esse momento para agredecer tudo o que ela fez por nós e dizer que estamos torcendo pela sua permanência no governo”, disse. Ena agradeceu o reconhecimento: “Quando acreditamos em alguma coisa, brigamos por ela. E eu acredito muito nas ETSUS”, afirmou. 

A mesa de discussão, que reuniu a Comissão Geral de Coordenação da RET-SUS, começou com a apresentação das sugestões que cada região fez em cima do texto da nova portaria de regulamentação da RET-SUS proposto pela Comissão. Todas as proposições discutidas na Reunião constituirão uma minuta de texto que, uma vez concluída, será submetida à Comissão Intergestores Tripartite e encaminhada para o ministro da Saúde.

No final do evento, as ETSUS também apresentaram a Carta de Alagoas, um documento com um conjunto de proposições de fortalecimento da Rede, que será entregue ao ministro da Saúde, aos secretários estaduais e municipais de Saúde, ao Conasems e ao Conass.

Por fim, foi decidido que a 6ª Reunião Geral da RET-SUS será em abril no Núcleo de Educação e Formação em Saúde, no Espírito Santo. Já a 7ª Reunião, que acontecerá no segundo semestre de 2007, terá como sede a Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso.

Comentar