noticias

20/07/2017 Versão para impressãoEnviar por email

As ETSUS no protagonismo da Educação Permanente em Saúde

Realizado pela EPSJV, como parte de uma cooperação entre a instituição e o Ministério da Saúde, o Encontro Regional RET-SUS - Oficina Centro-Oeste e Norte contou no segundo dia, em 7 de julho, com a participação do Icict, que lançou oficialmente o Projeto Itinerários do Saber.

O Encontro Regional RET-SUS - Oficina Centro-Oeste e Norte, realizada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (ESPJV), como parte de uma cooperação entre a instituição e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, em Brasília, contou no segundo dia, em 7 de julho, com a participação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que lançou oficialmente o Projeto Itinerários do Saber. A iniciativa, fruto de parceria entre o Icict e o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes), tem como protagonistas as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) integrantes da RET-SUS. “Ficamos felizes de construir com vocês esta iniciativa, sabendo que é um grande aprendizado para nós também”, destacou a coordenadora do projeto do Icict, Cristina Maria Cristina Guimarães.

Segundo o coordenador executivo do Itinerários do Saber, Ruy Casale, o projeto tem como objetivo proporcionar apoio gerencial às ETSUS, para que as instituições ofertem cursos de extensão aos profissionais de nível médio/técnico. Articuladora pedagógica do projeto, Mel Bonfim discorreu sobre o processo de definição dos eixos temáticos dos cursos. “Tivemos o desafio de pensar eixos que tivessem alinhados com as políticas nacionais, contribuindo com outras políticas do Ministério da Saúde”, contou. Os quatro eixos temáticos e prioritários, definidos conforme as demandas de cada uma das cinco regiões do país, são: Acolhimento em Saúde; Saúde Mental; Segurança do Paciente; e Vigilância em Saúde.

Mel revelou que a meta da proposta é ofertar 150 mil vagas para profissionais de nível médio/técnico e 2,5 mil vagas para tutores até o ano de 2019. Os cursos contam com uma carga de 60 horas e poderão acontecer nas modalidades presencial, semipresencial e/ou a distância, por meio da plataforma AVA-SUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde). A experiência vem na esteira do projeto Caminhos do Cuidado, realizado de outubro de 2013 a agosto de 2015, sob a coordenação do Icict, por meio do qual foram capacitados mais de 290 mil profissionais de saúde, entre agentes comunitários e auxiliares e técnicos em enfermagem, quanto ao cuidado de usuários de crack, álcool e outras drogas.

 

Cuidado em saúde mental

 “A gente tem que olhar integralmente o sujeito. Não há saúde sem saúde mental. Esta proposta só vem reforçar isso”, realçou Pilar Belmonte, professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), ao apresentar o curso de Atualização em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, como parte do projeto Itinerários do Saber. Voltado para profissionais da Atenção Básica em Saúde, sob o objetivo de ser uma ferramenta de apoio para lidar com pessoas em sofrimento mental ou em uso prejudicial de drogas, o curso tem carga horária de 60 horas, usando a modalidade de Educação a Distância (EaD), por meio da plataforma AVA-SUS.

Para Pilar, o curso é uma iniciativa totalmente inovadora, principalmente pelo fato de propor um período formativo de dez semanas, podendo o aluno, porém, terminar em menor tempo. “Além disso, é o primeiro curso de EaD de 60 horas do AVA-SUS que é tutoriado”, iluminou.

O curso atende um público amplo, ainda que, prioritariamente, esteja voltado a profissionais que compõem as equipes da Estratégia Saúde da Família e da Atenção Básica, que serão qualificados para o acolhimento aos usuários de crack, álcool e outras drogas e sua família. Pilar revelou que a proposta é apresentar um olhar mais humanizado sobre os problemas provocados pelo uso abusivo de substâncias químicas. Para se inscrever é necessário estar vinculado a alguma ETSUS, que é a responsável pela oferta do curso. A avaliação do desenvolvimento dos alunos será feita por um tutor que acompanhará a participação de cada um deles na qualificação profissional, virtualmente.

 

Observatório do Cuidado

Assessor de comunicação do Icict, Rafael Cavadas apresentou a plataforma virtual Observatório do Cuidado, uma estratégia de Educação Permanente em Saúde comprometida com a valorização das experiências, vivências e aprendizagens de todos os atores envolvidos nos projetos formativos orientados pela Sgtes, como o Caminhos do Cuidado e, atualmente, o Itinerários do Saber. O portal, segundo Cavadas, é orientado pelo desdobramento de ações de acompanhamento da formação de profissionais de nível médio/ técnico e está comprometido com a produção pedagógica e intelectual dos atores envolvidos, conferindo protagonismo às ETSUS. “Nosso compromisso é desenvolver e apoiar estudos e pesquisas sobre formação de atores estratégicos do SUS, especialmente a formação técnica, que orientem ações da educação e de políticas públicas”, explicou.

Cavadas contou que são cinco canais que integram o Observatório: Indicadores; Educação a Distância (EaD); Repositório; Editoria de Pesquisa e Produção (EPP); e Comunicação. Além disso, o portal conta com a construção conjunta da Comunidade de Práticas. A plataforma pode ser acessada por meio do endereço www.observatoriodocuidado.org e das redes sociais Facebook, Youtube, Twitter, Instagram e Flickr.

 

Julia Neves, da Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Comentar