noticias

09/01/2006 Versão para impressãoEnviar por email

Fórum Internacional discute formação técnica

Prazo para envio de trabalhos se encerra no dia 20 de janeiro. Você já mandou o seu?

O Fórum Internacional de Educação de Técnicos em Saúde vai ocorrer paralelamente ao 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão) e ao 11º Congresso Mundial de Saúde Coletiva, que acontecerão entre os dias 21 e 25 de agosto de 2006, no Rio de Janeiro. Os trabalhos científicos precisam ser enviados até o dia 20 de janeiro, pela internet, ou até 13 de janeiro, pelo correio. Essa vai ser a chance de as Escolas Técnicas do SUS trocarem experiências com profissionais técnicos formadores de outros países.

O encontro está sendo organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), que é Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, mais recentemente, Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas). São também promotores do evento a RET-SUS, a SGTES/MS, Abrasco, Fiocruz e a World Federation of Public Health Association (WFPHA).

O Fórum foi concebido também como mais um espaço para promover a rearticulação da Rede Internacional de Formação para Técnicos em Saúde, que envolve representantes de países da América Latina, Caribe e Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOPS). Inclusive, se propõe a identificar as dificuldades enfrentadas pelos países de língua portuguesa do continente africano e pensar medidas para suprir a insuficiência da força de trabalho que continua sendo o maior obstáculo para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento do milênio de reduzir a pobreza e a doença. Durante o Fórum, acontecerão, inclusive, reuniões de trabalho da Rede.

O evento é voltado para pesquisadores e pós-graduandos das áreas de Trabalho e Educação, Saúde Pública e de Relações Internacionais, gestores de serviços públicos de saúde, docentes de Escolas Técnicas de Saúde e trabalhadores técnicos da área de saúde de diferentes países. Como autor principal, você pode enviar até três trabalhos – como co-autor, não há limite para inscrições - , que podem estar relacionados com um dos temas indicados pelo Fórum: ‘Integração Educação Básica e Educação de Técnicos em Saúde’; ‘Formação/Qualificação e Certificação Profissional de Trabalhadores Técnicos em Saúde’ e ‘Configuração Ocupacional e Regulação do Mercado de Trabalho em Saúde e suas Relações com os Processos Formativos’.

Serão apresentados painéis com as seguintes temáticas: ‘Formação de trabalhadores em saúde face às transformações sociais do século XXI e os Objetivos de desenvolvimento do Milênio: um desafio internacional’; ‘Perspectivas Teórico- Metodológicas da educação  de Técnicos em Saúde face aos desafios das Políticas de Saúde’ e ‘Realidade e desafios da educação Profissional em Saúde para o fortalecimento dos sistemas de saúde em países da América latina e países africanos de língua oficial  portuguesa. Para inscrever-se no evento, acesse http://www.saudecoletiva2006.com.br/portugues/registre-se.php .  Mais informações, pelo e-mail cci@epsjv.fiocruz.br ou pelo telefone (21) 3865-9730.

Comentar