noticias

22/11/2006 Versão para impressãoEnviar por email

Gestão Governamental e Educação Profissional são os temas do primeiro dia da 5ª Reunião

Luiz Alberto Santos, da Casa Civil, e Valéria Salgado, do Ministério do Planejamento, falaram sobre as concepções de Estado. Representantes do Deges/SGTES/MS discutiram o perfil das competências.

A mesa de abertura da 5ª Reunião Geral da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), que está sendo realizada em Maceió até o dia 24 de novembro, começou com o pronunciamento das autoridades locais. O primeiro a falar foi o diretor da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora, Adailton Isnal, que deu as boas-vindas aos participantes do evento e lembrou que é a primeira vez a RET-SUS faz duas reuniões no mesmo ano. A Secretária Estadual de Saúde de Alagoas, Jacy Quintella, e o reitor da Universidade de Ciências de Saúde de Alagoas (Uncisal), ressaltaram a importância de as ETSUS discutirem a educação profissional em saúde.

O subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Luiz Alberto Santos, agradeceu o convite para participar da 5ª Reunião da Rede e destacou o interesse do governo federal em participar das discussões das políticas públicas para a saúde. “Este evento é uma oportunidade para encontrarmos soluções e trabalharmos juntos”, disse.

Antes do início das palestras, Ena Galvão, coordenadora de Ações Técnicas do Deges/SGTES/MS, entregou o Prêmio Gente que faz saúde para a enfermeira Izabel dos Santos, representada no evento por sua filha Patrícia Santos. Ena se emocionou ao falar de Izabel. “Agradeço a Deus por Izabel existir e ter nos ensinado a dimensão política e pedagógica da saúde pública”, disse. 

A parte da manhã da 5ª Reunião foi reservada para a discussão da gestão político-administrativa. A primeira mesa, Modelos de Gestão e concepções de Estado: qual o melhor caminho para as ETSUS? teve os palestrantes Luiz Alberto Santos, subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, e Valéria Salgado, do Ministério do Planejamento. O objetivo da mesa foi o de apresentar para as ETSUS os vários modelos de gestão governamental existentes e apresentar o modelo de administração pública do atual governo.

À tarde, a discussão tomou rumos mais pedagógicos. Na mesa Construção e Avaliação de Processos Educativos a partir de Perfis de Competências Profissionais, Cláudia Marques, Ena Galvão e Maria Cecília Ribeiro, todas do Deges/SGTES/MS, falaram sobre as metodologias de elaboração dos perfis de competências, elaboração de currículos e avaliação por competências.

Gestão Governamental foi o tema da manhã

Educação Profissional foi a pauta da segunda parte da reunião

Comentar