Evento discutiu referenciais teóricos para a Educação Profissional em Saúde e prestação de contas. Participaram todas as Escolas que submeteram projetos à Convocatória de Pesquisa das ETSUS.
A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) promoveu, nos dias 25 e 26 de maio, o I Seminário de Pesquisa das Escolas Técnicas do SUS, em Recife. O evento foi mais uma iniciativa para incentivar a produção de conhecimento nesses espaços - o primeiro grande passo foi o lançamento de uma Convocatória de Pesquisa voltada exclusivamente para as instituiões da RET-SUS.
A programação do Seminário englobou duas mesas-redondas e a apresentação dos 18 projetos de pesquisa selecionados no edital. Sobre os 'Referenciais Teóricos da Educação Profissional em Saúde', falaram Gaudêncio Frigotto, pesquisador da área de Trabalho e Educação, professora da UERJ e do curso de especialização em Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Marise Ramos, pesquisadora da mesma área, vice-diretora de ensino da EPSJV e também professora da UERJ; e Tereza Varella, pesquisadora da Estação Observatório de Recursos Humanos do Instituto de Medicina Social da UERJ. Na outra mesa, Fabiana Alves e Ana Paula Poeck falaram sobre a 'Utilização e Prestação de Contas dos Recursos de Financiamento da Pesquisa - Modelo CFA'.
Marise Ramos e Tereza Varella, junto com Isabel Brasil, que também é pesquisadora da área de Trabalho e Educação e vice-diretora de pesquisa da EPSJV, com Neise Deluiz, pesquisadora da mesma área e professora da Universidade Estácio de Sá e Milta Neide Torrez, Coordenadora de Curso do EAD/ENSP/FIOCRUZ, integraram uma banca de debatedores que fizeram comentários e sugestões depois da exposição de oito projetos, dentre os 18 que foram selecionados. Apresentaram seus projetos de pesquisa as Escolas do Acre - "Percepção dos egressos sobre a contextualização do currículo para os Povos da Floresta"; Maranhão - "Avaliação das necessidades de profissionalização dos trabalhadores de nível médio do SUS no estado do Maranhão"; Pernambuco - "Problematização e Ensino - Serviço na formação profissional em saúde:perspectivas avaliativas na ETESPPE"; São Paulo (município) - "Análise do processo ensino-aprendizagem da Escola Técnica do SUS do município de São Paulo"; Paraíba - "Etapa formativa I do curso técnico do agente comunitário de saúde: primeiras aproximações"; Goiás - "Técnico de Higiene Dental: um novo olhar na sua formação"; Santa Catarina - "A formação do Técnico em Enfermagem e as transformações no mundo do trabalho"; Unimontes - "O técnico nas equipes de saúde: desvelando relações com o profissional de nível superior para o fortalecimento da Educação Profissional em Saúde".
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