A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) capacitou 15.570 trabalhadores da área de saúde pública durante todo o ano de 2012. Os cursos foram ministrados em 411 municípios mineiros e envolveu cerca de 800 profissionais. Dentre os cursos oferecidos estão os cursos técnicos em Hemoterapia, Saúde Bucal e Enfermagem e a Primeira Etapa Formativa do Curso Técnico em Agente comunitário de Saúde.
A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) capacitou 15.570 trabalhadores da área de saúde pública durante todo o ano de 2012. Os cursos foram ministrados em 411 municípios mineiros e envolveu cerca de 800 profissionais. Dentre os cursos oferecidos estão os cursos técnicos em Hemoterapia, Saúde Bucal e Enfermagem e a Primeira Etapa Formativa do Curso Técnico em Agente comunitário de Saúde. Para o diretor-geral da ESP-MG, Damião Mendonça Vieira, a capacitação destes alunos atende ao objetivo de promover a integração ensino-serviço. “A qualificação de mais de 15 mil alunos nos diversos cursos reforça a missão da ESP-MG, contribuindo para que os profissionais de saúde atuem como agentes de mudanças das práticas no SUS em Minas Gerais”, destaca, acrescentando que esse número demonstra a capacidade de diversificação das ações da instituição em todo o território mineiro, executando ações educacionais com qualidade pedagógica e relevância social.
Somente na Primeira Etapa Formativa do Curso Técnico em Agente comunitário de Saúde foram 816 trabalhadores habilitados. Segundo o coordenador do Núcleo de Educação Profissional em Saúde da ESP-MG, João André Tavares Álvares da Silva, o curso foi desenvolvido de maneira descentralizada com turmas no interior do estado. Para o coordenador, não há lugar mais apropriado para a qualificação do agente comunitário de saúde que o próprio território em que ele atua. “Este profissional é o elo entre a comunidade e a equipe de Saúde da Família. Além de trazer para os serviços de saúde números mais precisos das condições epidemiológicas de sua região, ele funciona como mediador das necessidades de saúde da comunidade, atuando na prevenção, promoção e monitoramento da saúde dos usuários”, observa.
Sobre os planos para 2013, o diretor da ESP-MG revela que está prevista a realização de 30 turmas de cursos técnicos nas áreas de Saúde Bucal, Vigilância em Saúde, Hemoterapia e Enfermagem e de 32 turmas da qualificação inicial de agentes comunitários. “Estamos programando ainda a realização de diversos cursos livres para os profissionais atuantes no SUS em Minas Gerais, atendendo à demanda de qualificação do sistema estadual de saúde”, anuncia. Segundo Vieira, a escola já totaliza mais de 4 mil turmas formadas em temáticas como Atenção Primária, Urgência e Emergência, Saúde da Mulher e da Criança, Controle Social, Saúde Mental, Vigilância em Saúde, entre outras.
Por Flavia Lima (com informações da Ascom da ESP-MG)
Comentar