noticias

11/07/2013 Versão para impressãoEnviar por email

Metodologia da problematização orienta capacitação pedagógica da ESP-CE

A Diretoria de Educação Profissional (Dieps) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) realiza, entre os dias 8 e 12 de julho, o Curso de Capacitação Pedagógica para os novos bolsistas que irão atuar como docentes nos cursos técnicos da instituição. A capacitação é orientada pela metodologia da problematização que, ao focar a reflexão do cotidiano, estimula um processo de desconstrução e de busca de novos e diferentes saberes. A proposta pedagógica contempla 24 bolsitas que irão atuar nos cursos técnicos em Enfermagem, Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Análises Clínicas e Radiologia.

A Diretoria de Educação Profissional (Dieps) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) realiza, entre os dias 8 e 12 de julho, o Curso de Capacitação Pedagógica para os novos bolsistas que irão atuar como docentes nos cursos técnicos da instituição. Segundo a diretora de Educação Profissional da ESP-CE, Ondina Canuto, a capacitação tem como objetivos desenvolver as competências necessárias aos profissionais para a realização das atividades docentes e aprimorar as suas práticas educativas. “Buscamos integrar novos campos de saberes e práticas para construir um sujeito em estado permanente de aprendizado, aprendendo a aprender, aprendendo a ensinar e ensinando a aprender”, explicou.
 
De acordo com a diretora, a capacitação é orientada pela metodologia da problematização que, ao focar a reflexão do cotidiano, estimula um processo de desconstrução e de busca de novos e diferentes saberes. “Essa forma de aprendizado leva ao desenvolvimento das habilidades de observação, análise, avaliação, cooperação entre os integrantes do grupo e superação de conflitos, além de possibilitar o desenvolvimento de tecnologias culturalmente compatíveis”, detalhou.
 
O curso divide-se nas seguintes unidades: Política de Educação Permanente em Saúde; Abordagem por competência; Processo de ensino/aprendizagem; Abordagem e facilitação de grupos; Avaliação do processo ensino/aprendizagem; e Planejamento na formação técnica.
 
A proposta pedagógica contempla, ao todo, 24 bolsitas, selecionados em junho através de análise curricular e da aplicação de uma prova prática que observou as competências e as habilidades relacionadas à área de atuação escolhida pelo candidato. Eles irão atuar nos cursos técnicos em Enfermagem, Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Análises Clínicas e Radiologia. “Esta é uma experiência muito interessante, pois permite unir meus conhecimentos na área da educação com a área da saúde, trabalhando com pessoas que exercem um papel muito importante, que é o da prevenção de doenças”, observou Denise Melo, bolsista selecionada para atuar no Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde.
 
Por Flavia Lima, da Secretaria de Comunicação da RET-SUS  

Comentar