Informação e entretenimento dividem espaço no Centro Cultural de Saúde na Mostra 'Vigilância Sanitária e Cidadania'
Quais os riscos de ingerirmos alimentos contaminados? Será que os produtos de limpeza e higiene pessoal que usamos são adequados? E quanto às academias e clubes? Um simples banho de piscina pode se tornar o vilão do fim de semana em família?
Para que perguntas como essas não levem ao descuido total nem a cuidados exagerados, o cidadão deve ser capaz de reconhecer quais as reais ameaças à saúde. Para apresentar a Vigilância Sanitária (Visa) à população e destacar a importância dessa área para a preservação e promoção da saúde pública, o Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cecovisa/ENSP/Fiocruz) e a Anvisa estão promovendo a Mostra Cultural ‘Vigilância Sanitária e Cidadania’. O evento foi inaugurado no último dia 18, no Centro Cultural de Saúde, Rio de Janeiro, e ocorrerá até o dia 5 de agosto. O público poderá usufruir de visitas guiadas e navegar na Mostra Virtual, que reunirá um amplo acervo de material educativo produzido por serviços de Visa de todo o país.
A Mostra foi dividida em quatro módulos. O primeiro, através de painéis e espaços interativos vai tentar tornar o público um parceiro na defesa da saúde, explicando sobre a organização, as atribuições e áreas de atuação da Visa. ‘Conhecendo a Vigilância Sanitária’ é o nome deste módulo que, juntamente com o segundo, ‘A história e a memória da Vigilância Sanitária no Brasil’, apresentará a trajetória da Visa no Brasil desde a chegada da Família Real, em 1808, até os dias de hoje com a vigência do Sistema Único de Saúde.
O módulo 3, ‘Mostra de Humor em Vigilância Sanitária’, e o módulo 4, ‘Brincando com a Vigilância Sanitária’, farão uma combinação de entretenimento com informação. Cartunistas de vários estados do país utilizarão seus traços irreverentes para combater o mau humor e os péssimos hábitos da sociedade, ressaltando a necessidade de uma reflexão sobre a importância do papel da Visa.
Vigilância Sanitária não é brincadeira, mas a Mostra Cultural pretende apresentar para as crianças e jovens uma forma divertida de aprender sobre o tema, testando conhecimentos em jogos de dados com cartas e perguntas. Além dos quatro módulos, será oferecido o curso ‘Cidadão informado: a saúde agradece’ para cerca de 200 professores da rede pública. O curso será, em princípio, restrito a um publico fechado.
Entre as atividades educativas da Mostra, oficinas, palestras e debates para pessoas de todas as idades apresentarão temas diversificados, como propaganda de medicamentos, fitoterápicos, alimentos, nutrição e tabagismo.
INFORMAÇÕES GERAIS:
Local: Centro Cultural da Saúde (CCS/MS).
Praça Marechal Âncora, s/nº (Praça XV) – Rio de Janeiro – RJ
Período: de 19 de abril a 5 de agosto de 2006.
Horário de visitação: de terça a sábado, das 10 às 17 horas
Visitas programadas:
Eventos: programação atualizada semanalmente no site do CCS (http://www.ccs.saude.gov.br)
Comentar