Alunos dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Citopatologia, Hemoterapia e Radiologia da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) realizaram no dia 14 de dezembro de 2012 a 1ª Mostra de Saberes da Educação Profissional da instituição. Promovido pela Diretoria de Educação Profissional de Saúde (Dieps) da ESP-CE, o evento teve como objetivo celebrar o primeiro ano das formações técnicas em áreas prioritárias para o Ministério da Saúde.
Alunos dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Citopatologia, Hemoterapia e Radiologia da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) realizaram no dia 14 de dezembro de 2012 a 1ª Mostra de Saberes da Educação Profissional da instituição. Promovido pela Diretoria de Educação Profissional de Saúde (Dieps) da ESP-CE, o evento teve como objetivo celebrar o primeiro ano das formações técnicas em áreas prioritárias para o Ministério da Saúde. Segundo a diretora de Educação Profissional da ESP-CE, Ondina Canuto, o evento serviu para compartilhar a aprendizagem entre alunos, educadores e trabalhadores da escola, mostrar o que foi assimilado no primeiro ano, valorizar a formação profissional técnica em saúde e dar visibilidade à educação profissional.
A mostra foi realizada no Auditório Ciro Gomes, sediado na própria escola. No evento, os alunos apresentaram trabalhos inerentes aos temas da formação e exibiram um vídeo motivacional sobre os cursos. Cada coordenador falou sobre o perfil da turma e, em seguida, um representante de cada classe discorreu sobre as especificidades da área.
A mostra contou ainda com uma mesa redonda cuja finalidade foi discutir ainda mais as propostas dessas formações e a forma como elas estão sendo executadas. “Essa foi a maneira que a gente encontrou para valorizar a formação profissional técnica na saúde e para fazer um balanço do primeiro ano de formação. Assim, todos os alunos tomam ciência do curso que está acontecendo ao seu lado”, explicou Wilma Lins, assessora pedagógica da ESP-CE.
Os cursos da ESP-CE foram iniciados em novembro de 2011 e a previsão de conclusão é em 2014. Cada um está organizado em 1.800 horas. Ao todo, são 91 alunos: 42 na turma de Análises Clínicas; 17 na de Citopatologia; 15 na de Hemoterapia; e 17 na turma de Radiologia. As formações, em geral, têm como finalidade qualificar trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de nível médio que atuam em hospitais. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Saúde, através do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), da Coordenadoria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa), e da própria ESP-CE.
Por Flávia Lima (Secretaria de Comunicação da RET-SUS)
Comentar