noticias

10/01/2011 Versão para impressãoEnviar por email

No Tocantins, alunos da ETSUS fazem estágio em Saúde Bucal

Durante cinco dias, 44 estagiários do TSB atendem à população em Palmas

Por Patrícia Sampaio (ETSUS Tocantins)


A primeira ação comunitária em saúde bucal da Escola Técnica de Saúde Doutor Gismar Gomes (ETSUS Tocantins) deste ano acontece entre 10 e 14 de janeiro, na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) de Palmas. Os 44 estagiários do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) atenderam à comunidade e, durante a atividade, foram supervisionados por quatro odontólogos.

Os alunos realizaram procedimentos permitidos para a área técnica, caso da dentística básica – pequenas restaurações sem uso de anestesia ou broca –, profilaxia e aplicação tópica de flúor. Também foram realizadas atividades educativas visando à prevenção, como orientações sobre técnicas de escovação e controle da placa bacteriana. O estágio é obrigatório para a certificação como técnico em saúde bucal e é realizado ao final do curso, tendo 40 horas de duração.

O cirurgião-dentista e docente da ETSUS Tocantins, Luís Mauro Marques da Cunha, explica que os alunos foram monitorados o tempo inteiro. “Eles precisaram usar todos os EPI’s [Equipamentos de Proteção Individual], que são óculos, máscara e toca capilar. Todos os procedimentos executados pelos alunos foram acompanhados por profissionais habilitados, o que garantiu a eficácia de todos os atendimentos realizados durante o estágio”.

Aluna de Palmas, Ivonete Henrique dos Santos garante que o cuidado com a forma de trabalho e a utilização de equipamentos proporcionam uma maior qualidade ao cuidado prestado. “Colocamos em prática o aprendizado e ganhamos experiência”, disse. Ainda segundo ela, “a qualificação faz a diferença e pode abrir novas oportunidades profissionais”.

Os estagiários foram divididos em equipes compostas por três estudantes que atenderam em 12 boxes. Um dos grupos foi formado por Valéria Sousa Alves, do município de Combinado, Syrlene Prado, de Palmas, e Maria Cícera Alves da Silva, de Porto Nacional. De acordo com o grupo, auxiliar uma restauração da oclusal com resina foi um dos pontos altos do estágio. O uso da broca e a limpeza do dente são procedimentos cuja execução só é permitida aos dentistas.

Telma Pereira foi uma das pessoas atendidas. Ela contou que foi informada da ação por uma vizinha, que é aluna do TSB, e afirmou que gostou tanto do atendimento que indicou a filha para fazer uma obturação e uma limpeza.

Segundo a odontóloga e coordenadora do curso, Christiane Colombo, cerca de 220 pessoas foram atendidas. O agendamento das consultas foi feito previamente pelos próprios alunos, uma vez que compor a agenda de atendimento também faz parte do programa escolar do curso.

Comentar