noticias

03/05/2006 Versão para impressãoEnviar por email

Os cinco eixos da educação profissional e tecnológica

Ministério da Educação promove 1ª Conferência de Educação Profissional e Tecnológica. Já começaram as etapas estaduais. Conheça os eixos temáticos e saiba como será o processo para escolha dos delegados.

O tema da 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica será discutido em cinco eixos temáticos. Em um documento-base foram listadas propostas que deverão direcionar os debates. O primeiro eixo, ‘O papel da Educação Profissional e Tecnológica no desenvolvimento nacional e nas políticas de inclusão social’, propõe, por exemplo, que sejam concretizadas políticas públicas de inclusão emanadas pelas diretrizes da Educação Especial na Educação Básica. Além disso, propõe-se, entre outras coisas, a implementação de programas de educação profissional integrados à educação de jovens e adultos em todos os sistemas de ensino, tanto públicos quanto privados. Esse eixo abordará o mundo produtivo em conexão com a sociedade e com a educação. A educação será considerada em suas novas dimensões e em sua relação com saber e com a realidade do trabalhador.

‘O Financiamento da Educação Profissional e Tecnológica’ será discutido no segundo eixo temático e abordará uma proposta do primeiro eixo, sobre a ampliação do número de vagas na Educação Profissional. Captação e gestão de recursos, bem como o acompanhamento da aplicação da verba pública, estão entre as abordagens relacionadas à questão do financiamento na área. Uma das sugestões é a interação entre as Secretarias nos Estados e os diversos Ministérios envolvidos com a Educação Profissional e Tecnológica para proporcionar mais opções de investimentos. Outro item aborda a necessidade de se reduzir a privatização do espaço público através de fundações, terceirizações, parcerias, introdução de taxas no ensino público e precarização das condições de trabalho.

‘A organização institucional e o papel das instâncias de governo e da sociedade civil’ é o terceiro eixo temático, que propõe o fortalecimento das relações com os vários segmentos da sociedade por meio do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública e de Seminários Nacionais de Educação Profissional e Tecnológica. Sugere ainda que sejam ouvidos os trabalhadores, representantes de empresas, instituições públicas e privadas,  organizações sindicais e não-governamentais. 

‘Estratégias operacionais de desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica’ é o título do quarto eixo, que se desmembra em outros quatro sub-temas: ‘Sistema de Gestão’, ‘Proposta Pedagógica’, ‘Educação a distância (EAD)’ e ‘Formação e valorização dos profissionais de Educação Profissional e Tecnológica’. Um dos temas será a gestão democrática, em especial no espaço escolar, como forma de desenvolvimento nacional e inclusão social. Além disso, será proposta a construção de uma educação tecnológica mais ampla, afinada com as propostas de uma cidadania ativa e crítica. A democratização também será abordada em relação ao acesso à Educação Profissional e Tecnológica. Algumas alternativas são consideradas: processos de inclusão digital, formação a distância, criação de telecentros e ativação de centros vocacionais tecnológicos. A qualificação e formação de professores é apresentada como uma “condição essencial para o processo de expansão qualitativa e quantitativa da educação profissional e tecnológica”.

Por fim, no quinto eixo será discutida 'A Relação da Educação Profissional e Tecnológica com a universalização da educação básica’. O debate deverá afirmar a importância de se estimular a implementação de programas para integrar a educação básica e universalizada à formação de jovens e adultos autônomos, críticos, criativos e participativos. 

Comentar