noticias

22/05/2013 Versão para impressãoEnviar por email

Pesquisa sobre a trajetória dos trabalhadores técnicos em saúde contará com as ETSUS

Representantes regionais da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) participam de oficina sobre proposta de investigação da trajetória educacional e ocupacional dos trabalhadores técnicos em saúde. O trabalho pretende envolver todas as escolas da Rede.

Organizada pelo Observatório dos Técnicos em Saúde, do Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Lateps/EPSJV), a oficina Desenhando o trabalho de campo regional, realizada no dia 9 de maio, na sede da EPSJV, no Rio de Janeiro, teve como objetivo apresentar o projeto de pesquisa Trajetórias educacional e ocupacional dos trabalhadores técnicos em saúde

A oficina buscou ampliar a proposta de investigação, sob a perspectiva de detectar especificidades e aproximações nas trajetórias dos profissionais técnicos da saúde que atuam em diferentes regiões do país. Na ocasião, foi feito um convite às Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) para se inserirem ao trabalho. Participaram do evento os coordenadores regionais da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) Anna Lúcia Leandro de Abreu Pimentel (Norte), Maria José Camarão (Nordeste), Evelyn Ana Cafure (Centro-Oeste), Damião Mendonça Vieira (Sudeste) e Claudia Vilela de Souza Lange (Sul), além da representante do Ministério da Saúde, Núbia Nunes, assessora técnica do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/Sgets/MS). 

A oficina Desenhando o trabalho de campo regional foi realizada em dois turnos. Na parte da manhã, os pesquisadores do Lateps apresentaram aos participantes as bases conceituais, a metodologia e os passos iniciais da pesquisa. Na parte da tarde, eles organizaram um esboço do plano de trabalho de campo, identificando as estratégias para seleção dos entrevistados, distribuição de trabalhadores pelos grupos ocupacionais selecionados pelo projeto e discussão da coleta de dados e roteiro de entrevistas.  De acordo com pesquisadora do Lateps Monica Vieira, a proposta de participação no projeto foi muito bem recebida pelos coordenadores regionais da RET-SUS e a ideia é que eles divulguem a proposta nas suas regiões, incentivando a participação de todas as escolas da Rede.

O projeto pretende analisar a trajetória de diversos trabalhadores técnicos da saúde a partir de entrevistas aprofundadas, considerando as políticas de gestão do trabalho e da educação na saúde, a conformação do sistema de ensino e do mercado de trabalho e a regulação profissional. O desenvolvimento da pesquisa já permitiu a criação de uma disciplina para os alunos de mestrado da EPSJV. Além disso, a iniciativa abre caminho para novos assuntos que merecem ser investigados, a fim de fortalecer cada vez mais o campo dos trabalhadores técnicos em saúde do Brasil.

Por Ana Paula Evangelista, da Secretaria de Comunicação da RET-SUS.

Comentar