noticias

23/10/2014 Versão para impressãoEnviar por email

Preparativos para a Conae 2014

Reunido em Brasília para revisar o processo de organização e dinâmica da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), o Fórum Nacional de Educação recebeu o professor Carlos Augusto Abicalil, que falou sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).

O Fórum Nacional de Educação (FNE) reuniu-se, em 17 de outubro, no Edifício Sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para conclusão dos preparativos da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), que acontece de 19 a 23 de novembro na capital do país. Durante o encontro, o FNE revisou o processo de organização e dinâmica da conferência e propôs a criação de uma comissão para pensar um ato em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

O FNE contou, também, com a presença do professor e assessor do Senado Federal, Carlos Augusto Abicalil, que falou sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação, sob a perspectiva da participação popular, da cooperação federativa e do regime de colaboração, tema da Conae 2014. Ele ressaltou, ainda, a importância de atuação do fórum para a construção e aprovação do PNE.

Segunda edição

Sob o tema O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração, a Conae 2014 aguarda reunir cerca de quatro mil pessoas para discutir os rumos da Educação do país. Os debates terão como protagonistas os delegados eleitos durante as conferências estaduais e Distrital de Educação, promovidas ao longo do segundo semestre de 2013, pelas quais passaram mais de 23 mil pessoas. Divididos em segmentos de pais, estudantes, professores e gestores, os delegados representam os níveis básico, superior e profissional de ensino. Além desses, há os delegados que representam entidades diversas e movimentos sociais. “Esperamos aprovar as melhores propostas e, assim, construirmos um documento final que paute a Educação nos próximos anos, tendo como base o Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação”, destacou o coordenador do FNE, Francisco das Chagas Fernandes.

 

Por Katia Machado, editora-geral da Secretaria de Comunicação da RET-SUS (com informações da Assessoria de Comunicação do FNE e da Conae 2014)
 

Comentar