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30/09/2014 Versão para impressãoEnviar por email

Rede BVS promove encontro com as escolas técnicas do SUS

A quarta edição da Reunião dos Comitês Consultivo e Executivo da Biblioteca Virtual da Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS) reuniu, entre os dias 25 e 26 de setembro, os bibliotecários e representantes das ETSUS, com foco na qualificação da divulgação e da disseminação da produção científica.

Qualificar a divulgação e a disseminação da produção científica da área da Educação Profissional em saúde. Esse foi o objetivo da 4ª Reunião dos Comitês Consultivo e Executivo da Biblioteca Virtual da Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS), promovida pela Secretaria Executiva da biblioteca, com sede na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), no Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de setembro, reunindo bibliotecários e representantes das Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).

O encontro foi iniciado com a mesa redonda Desafios e perspectivas para a BVS, com a participação de José Luiz Antunes, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Fátima Martins, coordenadora das bibliotecas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Aldiney Doreto, coordenador-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/Sgtes/MS) e da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), e Cristiane Andrade, coordenadora da BVS-EPS. Coube à Doreto tratar da formação da RET-SUS e do papel das escolas técnicas do SUS (ETSUS) como instâncias formadoras criadas para dar respostas às necessidades de preparação de pessoal dos níveis básico e técnico para o setor saúde.

Papel norteador

O coordenador da RET-SUS destacou a importância das escolas quanto à missão de nortear políticas públicas de formação de pessoal de nível médio para a saúde, ordenar a formação de trabalhadores no campo da educação profissional em saúde, evidenciar cenários e contextos que subsidiem a construção dessa política, dar visibilidade às políticas de EPS e realizar leitura crítica dos instrumentos de ordenação da política de EPS. “O técnico em radioterapia necessita de um ano de formação, e essa é uma área que carece de profissional”, exemplificou ao falar sobre o papel de evidenciar cenários e contextos que subsidiem a construção da política de EPS.

Doreto citou, também, o papel que as ETSUS têm de incluir trabalhadores nos processos educativos de forma ordenada e sistemática, além de certificar o trabalhador no campo educacional e laboral e fortalecer o potencial da RET-SUS como instâncias certificadoras da EPS. “Nós temos várias instituições competentes parcerias que promovem formações técnicas, mas que não têm autorização de certificação”, frisou, dando como exemplo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Rio.

Ele tratou das características pedagógicas que diferenciam as ETSUS das demais escolas profissionalizantes. “Nossas escolas buscam privilegiar o eixo metodológico prática-reflexão-prática, desenvolver estratégia pedagógicas problematizadoras e metodologias educativas inovadoras que favoreçam a inclusão e a permanência de trabalhadores em processos educativos”, citou, lembrando que a Rede tem lançado mão da Educação a Distância (EaD) e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para que possa alcançar um número maior de alunos com a mesma eficiência e eficácia dos cursos presenciais. Segundo Doreto, ainda do ponto de vista pedagógico, as ETSUS buscam oferecer aos profissionais dos serviços uma formação docente que considere o espaço de trabalho não só como lócus assistencial, mas como local de aprendizagem, validar metodologias de avaliação dos alunos e dos serviços, desenvolver metodologias de EaD, possibilitar a execução curricular descentralizada e identificar os princípios e diretrizes do SUS como norteadores dos planos dos cursos.

Quanto ao campo da informação, ele informou que as ETSUS buscam construir bancos de dados que possam identificar demandas e oferta, alimentar de forma sistemática essa fonte de dados, programar fóruns de discussão e organizar informações sobre a escolaridade dos trabalhadores, para estabelecer estratégias de articulação com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já, do ponto de vista da gestão, as escolas têm como objetivos agilizar os processos administrativos, conhecer o processo de gestão e o fluxo dos recursos financeiros destinados à educação em saúde, centralizar toda a escrituração escolar e identificar a base legal que sustenta a estrutura e o funcionamento dos serviços de saúde e de educação.

Tutorial BVS-EPS

Durante o encontro, os comitês refletiram sobre a pertinência das áreas temáticas — Trabalho e Educação; Trabalho e Saúde; Educação e Saúde; e Gestão em Saúde — da BVS-EPS e fizeram uma revisão da matriz de responsabilidades da biblioteca virtual. Além disso, foi apresentado um tutorial, mostrando como o usuário navega pelo ambiente, as ferramentas, os tipos de pesquisa e todas as outras funções que a biblioteca virtual oferece.

Por Ana Paula Evangelista, da Secretaria de Comunicação da RET-SUS.

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