noticias

30/09/2014 Versão para impressãoEnviar por email

Rede nacional tem representação em encontro da RETS-CPLP

Fortalecimento da formação de trabalhadores técnicos em saúde dos Estados membros é foco da reunião da Rede de Escolas Técnicas de Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RETS-CPLP), realizada de 28 a 30 de abril, em Lisboa (Portugal).

O Plano de Trabalho da RETS-CPLP 2014-2017 norteou a 1ª Reunião Extraordinária da Rede de Escolas Técnicas de Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (RETS-CPLP), realizada de 28 a 30 de abril, em Lisboa (Portugal). Como subestrutura da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) — cuja Secretaria Executiva está sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no Rio de Janeiro —, a RETS-CPLP tem como foco o fortalecimento da formação de trabalhadores técnicos em saúde de seus Estados membros — Brasil, Timor Leste, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe —, por meio da troca de experiências e desenvolvimento de conhecimento. Do encontro, participou o coordenador-geral da Rede Nacional de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS), Aldiney Doreto, representando o Brasil na RETS e na RETS-CPLP.

Além do plano de trabalho para os próximos quatro anos, com vistas a ampliar e melhorar as atividades de ensino, investigação e desenvolvimento tecnológico, bem como os sistemas nacionais de saúde e a sua imprescindível adequação às necessidades de suas populações, os participantes os entraves e as conquistas da RETS-CPLP, de 2010 a 2013, bem como discorreram sobre os temas da atualização de diagnósticos, forma de participação das escolas e relação com os ministérios, papel dos pontos focais da rede para a continuidade do trabalho, ausência do Timor Leste, formação das redes nacionais, mecanismos de sustentabilidade e uso das tecnologias de informação e comunicação.

Trajetória

A RETS-CPLP, como sub-rede da RETS, foi criada em 2009, após reunião realizada em Estoril (Portugal). Na data, foi aprovado o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (PECS-CPLP 2009-2012), a fim de universalizar o acesso e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados as suas populações. Entre os sete eixos estratégicos de ação estabelecidos no encontro, a criação da RETS-CPLP foi considerada projeto prioritário no eixo 1 Formação e desenvolvimento da força de trabalho em saúde.

Em dezembro de 2009, no Rio de Janeiro, durante a 2ª Reunião Geral da RETS, decidiu-se que a coordenação dessa sub-rede ficaria sob responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da EPSJV.

Durante a 3ª Reunião Geral da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), em 7 e 8 de novembro de 2013, em Recife (PE), a EPSJV foi reconduzida a Secretaria Executiva da RETS e reeleita sede da Secretaria Executiva da RETS-CPLP, bem como de sua segunda sub-rede RETS-Unasul (União das Nações Sul-Americanas).

(Matéria produzida com informações do site da CPLP)

Comentar