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18/06/2015 Versão para impressãoEnviar por email

RedEscola em renovação para o fortalecimento da Saúde Pública

A troca de experiências, o fortalecimento da identidade e, ao mesmo tempo, as discussões em torno de temas ligados à Saúde Pública marcaram a 11ª edição do Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, agora conhecida como RedEscola.

O 11º Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, agora conhecida como RedEscola, destacou-se pela inauguração de um novo clico, que inclui uma nova marca e um novo modelo de operar em rede. O evento, promovido entre os dias 10 e 12 de junho, no Rio de Janeiro, reuniu as 49 escolas integrantes — algumas delas, também, pertencentes à Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) —, seu membro honorário, do Chile, a Escola de Saúde Pública Dr. Salvador Allende — pela primeira vez, compartilhando experiências e dialogando acerca da formação em saúde —, e convidados, a exemplo da Secretaria de Comunicação da RET-SUS, sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), vizinha à Escola de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), onde está a Secretaria Executiva da RedEscola.” Verificamos uma plenária repleta, com representantes de Norte a Sul do país, que prontamente atenderam ao chamado para o encontro”, comemorou a coordenadora da Secretaria Executiva da Rede, Rosa Souza.

As experiências de inovação em Educação Permanente em Saúde, Gestão e Comunicação, apresentadas pelas instituições integrantes, a nova marca, a aprovação de um novo marco regulatório, a pactuação da agenda estratégica para os próximos dois anos e a eleição dos novos integrantes da estrutura colegiada de gestão da Rede, denominada Grupo de Condução, compuseram a programação. O evento trouxe, ainda, as apresentações das estratégias de participação da RedEscola na 15ª Conferência Nacional de Saúde — que acontece de 1º a 4 de dezembro, em Brasília —, bem como da Agência de Acreditação Pedagógica, da Oficina de Transparência de Tecnologia de Educação à Distância para as escolas e dos resultados preliminares do projeto de informação para a gestão intitulado Conhecer para Compartilhar, Compartilhar para Conhecer.

Na abertura, o diretor da Ensp/Fiocruz, Hermano Albuquerque de Castro, reforçou a importância de garantir uma política de transparência no acesso ao conhecimento e o papel das escolas na formação humana. “Somos um país de dimensão continental e diferenças regionais enormes. Essas diferenças precisam emergir na formação em saúde, da epidemiologia à gestão, sempre valorizando e favorecendo o que é público”, frisou. Frederico Peres da Costa, vice-diretor da unidade, elencou alguns desafios para o grupo, destacando a responsabilidade da Rede com a valorização da política de cooperação das escolas e a possibilidade de discutir a identidade e a característica dos sanitaristas que estão formando. “Outro desafio é definir critérios e condições básicas para que todas as escolas possam atuar com a mesma importância e a possibilidade de discutir transferência de tecnologia e projetos que fortaleçam as capacidades locais”, concluiu.

O representante do Instituto Aggeu Magalhães, unidade da Fiocruz em Pernambuco, e integrante do Grupo de Condução da RedEscolas, Domício Aurélio de Sá, lembrou que a Rede é um ator importante do SUS, apesar do momento adverso como o qual a Saúde Pública se depara. “A Rede pode funcionar como um apoio para encontrar saídas nesse momento em que precisamos de um novo movimento sanitário para não perder os avanços que foram conquistados até aqui”, avaliou.

 

A Rede

A Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública é um espaço de diálogo permanente entre instituições de ensino de saúde no Brasil, favoráveis à construção de consensos em torno de uma educação permanente, que valorize a transformação das práticas profissionais e da organização do trabalho e que fortaleça o controle social. Portanto, está comprometida com uma cultura de cooperação, favorecendo a construção compartilhada e a circulação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências no interior do SUS.

Sua coordenação é de responsabilidade da Secretaria Executiva, sediada na Ensp/Fiocruz, do Grupo de Condução — composto por representantes de 10 escolas que se reúnem a cada três meses — e do Conselho Consultivo — que envolve órgãos ligados ao Ministério da Saúde. Esse corpo técnico se propõe a impulsionar os processos diretivos da Rede, acompanhando sua evolução e sugerindo programas de renovação. Somente o Grupo de Condução passou a contar com oito novos integrantes, sendo três titulares e cinco suplentes, eleitos por consenso e negociação entre os candidatos e as escolas. Os titulares eleitos, durante o 11º Encontro da RedEscola, foram: Tatiana Wargas (Ensp/Fiocruz) e Paulo Capel Narvai (FSP/USP), pela região Sudeste; e Stella Ribeiro (ESP-RS), representando a região Sul. Os suplentes foram: Roseni Sena (ESP-MG); Márcio Almeida (ESP-PR); Juliana Bruno (FESP-Palmas); Célia Santana (ESP-PE); e Nelson Barbosa (ESP-GO).

 

Por Ana Paula Evangelista, repórter da Secretaria de Comunicação da RET-SUS

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