noticias

17/12/2014 Versão para impressãoEnviar por email

Retrospectiva 2014 e um próspero 2015

O ano de 2014 foi marcado por conquistas e momentos marcantes para a RET-SUS.  Confira abaixo um resumo das principais atividades e encontros que envolveram as 40 ETSUS que integram a Rede.

O ano de 2014 foi marcado por conquistas e momentos marcantes para a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).  Em março, a série de encontros regionais sobre o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) teve seu encerramento nas regiões Sul e Sudeste do país, sob o objetivo de tratar da execução e identificar e compartilhar dificuldades e experiências para o bom êxito da iniciativa. Em março, também, reunidos na quarta edição da Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família, em Brasília, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da RET-SUS discutiram a operacionalização e os aspectos pedagógicos e políticos do Projeto Caminhos do Cuidado, lançado oficialmente em outubro de 2013. Coordenado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de convênio com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/Sgtes/MS), o projeto focalizou a formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas) dos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem da Atenção Básica e da Estratégica Saúde da Família (ESF), em articulação as escolas técnicas do SUS (ETSUS), centros formadores de recursos humanos do SUS e escolas de Saúde Pública, integrantes da Rede.

O mês de abril destacou-se pelo evento que comemorou os 20 anos do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB). A mesa redonda Os desafios da Educação Profissional na concepção da educação permanente, o lançamento oficial do blog da escola (www. ceforpb. wordpress.com) e o pré-lançamento de três livros didáticos — Unidades Complementares, Complementação para Técnicos em Enfermagem e Curso Técnico em Vigilância em Saúde — marcaram a festa.

Outra instituição da Rede que comemorou aniversário foi a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), no Rio de Janeiro. Em seus 29 anos de criação e dez anos como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Educação de Técnicos em Saúde, a EPSJV promoveu, no dia 27 de agosto, evento que tratou das políticas de saúde e da cooperação internacional na América Latina. Na ocasião, sete noves títulos — Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio: 10 anos como Centro Colaborador da OMS para a Educação de Técnicos em Saúde, Conceitos básicos e aplicados em imuno-hematologia, Coleção – Conceitos e métodos para a formação de profissionais em laboratórios de saúde, Iniciação Científica na Educação Profissional em Saúde: articulando trabalho, ciência e cultura – volume 8, Segurança alimentar no contexto da vigilância sanitária: reflexões e práticas, Trabalhadores Técnicos da Saúde: aspectos da qualificação profissional no SUS e Caderno de Debates 4 – Os desafios da integração regional para os trabalhadores técnicos em saúde — passaram a integrar o catálogo de publicações da EPSJV.

No mês de setembro, a quarta edição da Reunião dos Comitês Consultivo e Executivo da Biblioteca Virtual da Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS) reuniu, entre os dias 25 e 26, os bibliotecários e representantes das ETSUS, com foco na qualificação da divulgação e da disseminação da produção científica. O encontro foi iniciado com a mesa redonda Desafios e perspectivas para a BVS, com a participação de José Luiz Antunes, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Fátima Martins, coordenadora das bibliotecas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Aldiney Doreto, coordenador-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/Sgtes/MS) e da RET-SUS, e Cristiane Andrade, coordenadora da BVS-EPS.

Para entrar para a história da Rede, foi iniciado, também em setembro, o Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde para trabalhadores da RET-SUS.  Fruto de um convênio estabelecido entre o Ministério da Saúde e a EPSJV, a turma-piloto é composta por 21 profissionais das nove escolas do Nordeste. Para viabilizar a oferta, algumas adaptações foram feitas: ao invés de aulas regulares, ao longo dos 24 meses de duração prevista do curso, os alunos cumprirão a carga-horária em momentos de concentração e dispersão. Nos primeiro e segundo semestres, por exemplo, quando a carga de disciplinas é maior, haverá quatro momentos de concentração, com duração de 15 dias cada. O financiamento da vinda dos alunos dos nove estados do Nordeste ao Rio de Janeiro (sede da EPSJV) e da estada na cidade ficam a cargo do Ministério da Saúde. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira. No sábado, na parte da manhã, estão previstos encontros com os orientadores. Já durante a dispersão, os alunos desenvolverão atividades orientadas pelos professores, contando com ferramentas de comunicação como o Skype (software que permite comunicação pela internet por meio de conexões de voz sobre IP) para tirar dúvidas. A coordenação do curso também criou uma página no Facebook para facilitar a comunicação.

Um dos momentos mais esperados aconteceu em outubro. Foi o Seminário Nacional da RET-SUS, realizado em Belém, de 28 a 31/10, concomitantemente ao 66º Congresso Brasileiro de Enfermagem.  As metodologias de aprendizagem, as novas tecnologias educacionais na formação técnica e as diretrizes curriculares do curso Técnico em Enfermagem estiveram no centro do debate desse evento, que reuniu diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos das 40 ETSUS, além da equipe técnica da Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde do Deges, responsável pela promoção do encontro, e da Secretaria de Comunicação da Rede. Além de mesas redondas, rodas de conversas e oficinas, o seminário trouxe, de forma inédita, a 1ª Mostra Nacional de Saberes da Educação Profissional em Saúde das ETSUS, com a participação de alunos e docentes, e dedicou espaço especial ao lançamento do novo site da RET-SUS (www.retsus.fiocruz.br). Mais interativo e dinâmico, o novo ambiente permite o estreitamento dos elos da Rede e a troca de experiências, traz as notícias em torno das áreas de atuação das escolas, a citar Saúde, Educação e Trabalho, bem como os destaques de suas 40 instituições, a exemplo das formações em andamento e atividades pedagógicas. Interligadas ao ambiente virtual, estão, também, as redes sociais twitter (@RET_SUS) e facebook (www.facebook.com/retsussaude), permitindo comentar, curtir e compartilhar os conteúdos disponíveis.

Em novembro, foi a vez da Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis (EFTS), na Bahia, comemorar seus 20 anos, com homenagens, apresentações culturais e uma palestra sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), a quem a escola dedica a sua atuação, formando milhares de profissionais que estão nos serviços.  Nessa jornada, são vários os cursos em desenvolvimento, entre eles os técnicos em Agente Comunitário de Saúde, Enfermagem, Saúde Bucal e Vigilância em Saúde, a Complementação de Auxiliar em Enfermagem para Técnico em Enfermagem, os aperfeiçoamentos para o Técnico em Radiologia, das Equipes Municipais de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental,   em Gerenciamento em Manutenção de Equipamentos Médicos Assistenciais e de Apoio e em Prevenção da Mortalidade Materna e infantil, além das formações de Culinarista em Alimentação Saudável, Registro e Informação em Saúde e Técnico-Pedagógica para os docentes dos cursos. Por fim, em dezembro, a Escola Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos, no Rio de Janeiro, celebrou seu jubileu de prata.

Que 2015 continue repleto de trabalho e sucesso. Feliz Natal e próspero Ano Novo. São os votos da Secretaria de Comunicação da RET-SUS.

Comentar