noticias

21/12/2016 Versão para impressãoEnviar por email

Retrospectiva 2016 da RET-SUS

Juntamos momentos importantes de 2016 para a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS). Aniversários, encontros, formaturas e inaugurações marcam a trajetória das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) neste ano. Que 2017 venha ainda mais repleto de trabalho e sucesso. 

Reunimos os momentos mais importantes do ano de 2016 para a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).  Em janeiro, a Escola Técnica do SUS do Pará comemorou uma década de atuação na formação dos profissionais de saúde do estado. Somente entre 2011 e 2015, a instituição formou quase 21 mil alunos em 18 cursos ofertados e outros sete em andamento, à época. Foram cursos voltados para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, atualizações em controle do câncer de colo de útero e coleta de papanicolau, formação em agentes de controle do câncer e em higienização de superfícies em estabelecimentos de saúde e cursos técnicos em Citopatologia, Hemoterapia, Prótese Dentária, Saúde Bucal e Vigilância em Saúde. 

O mês de março destacou-se pela comemoração dos 30 anos de outra escola da Rede, a Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão (ETSUS-MS). A celebração, que contou com a participação da diretora da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), Ena Galvão, que dá nome à instituição, aconteceu durante o 12º Congresso Internacional da Rede Unida, realizada no estado, entre os dias 21 e 24 de março.  No evento, foi também realizada a segunda oficina de avaliação do Projeto Caminhos do Cuidado, reunindo o Ministério da Saúde e as escolas técnicas do SUS (ETSUS) que integram a RET-SUS, com foco no lançamento de seu observatório. O projeto, coordenado pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de convênio com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Deges/Sgtes/MS), assumiu, na época, o compromisso de desenvolver e apoiar estudos e pesquisas sobre a formação de atores estratégicos do SUS, especialmente a formação técnica, orientar as ações de educação permanente em saúde e as políticas públicas, fornecer subsídios para a elaboração de estratégias de articulação dos diferentes atores nos territórios, amparar a produção de cursos de Educação a Distância (EaD), a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVA-SUS), estimular a produção técnico-cientÍfica das ETSUS e disponibilizar publicações relevantes sobre temas de saúde pública.

Presentes

Em 7 de abril, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde, o campo da Educação Profissional em Saúde ganhou uma nova ferramenta para divulgação de conhecimentos e informações. Tratou-se do novo Portal da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e integrante da nossa Rede. Conjugando conteúdos institucionais, jornalísticos e serviços à população, o espaço foi desenvolvido em software livre, segundo as mais atualizadas tecnologias, facilitando a navegação em dispositivos móveis — como smartphones e tablets — e o compartilhamento de conteúdos.

Em junho, foi a vez da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) comemorar seus 70 anos, com a presença de servidores, gestores, ex-funcionários e convidados, que confraternizaram e compartilharam histórias e fatos marcantes da instituição. Sob o tema ESP-MG: há 70 anos contribuindo para o fortalecimento da saúde pública em Minas Gerais, o evento foi marcado por uma homenagem à Roseni Sena, diretora-geral da escola à época, que recebeu uma placa comemorativa que trazia o texto Gaiolas e asas, do escritor Rubem Alves. Além disso, a ESP-MG trouxe a palestra SUS - Política nacional com gestão descentralizada, repensando capacidades locais em contextos de desigualdades, ministrada pelo professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG), José Ângelo Machado.

Outra instituição da Rede que comemorou aniversário foi o Centro Formador de RH Caetano Munhoz da Rocha (Cefor-RH-PR), em Curitiba (PR). Para festejar seus 62 anos, a escola inaugurou a Galeria de Ex-Diretores. Criado em junho de 1954, o Cefor-RH-PR — somado à Escola de Saúde Pública do Paraná, inaugurada quatro anos depois, em 1958 — impulsionou a formação profissional em saúde no estado.

Ainda em junho, sob o título Direito à Saúde: histórico, desafios e ameaças, a EPSJV realizou a aula inaugural do curso de Qualificação Profissional em Registros e Informações em Saúde, em Teresina (PI). O curso, resultado de uma parceria entre a EPSJV, o Escritório Regional da Fiocruz e a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, com o apoio da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, teve objetivo de qualificar profissionais do SUS no processo de produção das informações em saúde e na organização dos serviços de registros e informações em saúde.

No mês de julho, uma homenagem aos seis ex-superintendentes da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) marcou a comemoração dos 23 anos de fundação da instituição.  Inaugurada no dia 22 de julho, a galeria de fotos trouxe os retratos de Frederico Silva, Sílvia Mamede, Anamaria Cavalcante, Mário Mamede, Haroldo Pontes e Ivana Barreto, realçando a missão da ESP-CE quanto à formação e à educação permanente de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Outro momento de destaque do evento foi a inauguração da Mostra Itinerante Combate ao Aedes aegypti, organizada pelo Ministério da Saúde (MS). A exposição trouxe banners com informes sobre os hábitos do mosquito e os três vírus que ele transmite — dengue, chikungunya e zika —, destacando as consequências do zika nas grávidas.

Realces

Um dos momentos mais esperados aconteceu neste mesmo mês de julho. Tratou-se da Oficina Nacional da RET-SUS, que reuniu todas as representações em Brasília, durante dois dias de debates, focalizando o fortalecimento das instituições formadoras para o SUS.  O evento revelou a criação de uma metodologia para avaliar e dimensionar as demandas de formação profissional em saúde, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), uma aproximação com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que já abriga a Secretaria de Comunicação da RET-SUS, por meio do Projeto Apoio Estratégico e Fortalecimento da Formação Técnica de Nível Médio em Saúde, e, por fim, uma parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Em setembro, a Escola de Formação em Saúde (Efos), em Santa Catarina, celebrou a inauguração de sua nova sede. As instalações foram distribuídas em cinco andares, comportando quatro salas de aula, uma sala para esterilização de material e expurgo, laboratório de enfermagem com unidades de UTI, cirúrgica, médica, pediátrica, ginecológica e obstétrica, laboratórios odontológico e de informática, biblioteca, salas para professores, gerência e divisões pedagógica, técnica e administrativo, entre outros ambientes. Fundada em 9 de julho de 1993, a Efos já formou e capacitou aproximadamente 23 mil trabalhadores por meio de cursos de qualificação voltados aos trabalhadores do SUS.

No mesmo mês, a Educação Profissional em Saúde perdeu um importante quadro: faleceu, no dia 26 de setembro, em Belo Horizonte, a diretora-geral da ESP-MG, Roseni Sena. Rosa, para os mais próximos, era graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), especialista em Saúde Pública pela ESP-MG (1982), mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1996). Ela foi aluna da escola na década de 1980. Além da ampla produção científica, a saudosa diretora teve importante participação nos movimentos pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita, pela Reforma Sanitária e na criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Celebrações

Em outubro, a EPSJV encerrou sua série de três seminários temáticos, em continuidade às comemorações dos 30 anos da instituição. O terceiro e último encontro discutiu a integração ensino-pesquisa-cooperação na EPSJV, com as palestras da professora Regina Henriques, da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e da professora e coordenadora da Pós-Graduação da EPSJV, Virgínia Fontes. Outros dois temas já haviam sido debatidos anteriormente. Sob o título Balanço de 30 anos da EPSJV, o primeiro Seminário, realizado em agosto, contou com a participação de especialistas das três áreas de atuação da escola — educação, trabalho e saúde — e de ex-alunos e profissionais da instituição, que recordaram os diferentes momentos que experimentaram na escola. Já em setembro, em sua segunda edição, o Seminário Contemporaneidade da Politecnia buscou pensar as diferentes perspectivas de compreensão e prática da politecnia nos processos formativos da EPSJV, com a participação do professor José Rodrigues, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em novembro, a Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) celebrou 56 anos de fundação. A comemoração contou com a realização de um culto ecumênico, uma apresentação cultural e a cerimônia de certificação de quatros cursos de educação continuada, entre eles de Agente Comunitário de Saúde, Administração de Medicamentos, Caminhos do Cuidado (com foco no cuidado dos usuários de crack, álcool e outras drogas) e Refletindo sobre o Processo de Envelhecimento, envolvendo em torno de 130 profissionais.

Outro importante acontecimento do mês de novembro foi a aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde da RET-SUS, na EPSJV, responsável pela coordenação da proposta. Intitulada Despesa estatal e a PEC 55/241: o campo de batalha dos interesses de classe, a aula foi apresentada por Carlos Otávio Ocké Reis, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres), que lembrou a Constituição Federal de 1988, desenhada para colaborar com o combate à desigualdade social. A turma é formada por 23 trabalhadores das ETSUS das regiões Norte, Centro-Oeste e São Paulo. A previsão é que o curso seja concluído em 2018, quando os estudantes apresentarão suas dissertações.

Em novembro, ainda, a Escola Técnica do SUS em Blumenau promoveu cerimônia para comemorar suas seis décadas, que contou com a participação de autoridades, trabalhadores e alunos. Entre inúmeras conquistas alcançadas em sua trajetória, destaca-se a inauguração da nova sede, em novembro de 2013. O evento de aniversário foi seguido pelo lançamento do livro ETSUS Blumenau 60 anos, organizado por Daniela Maysa de Souza e Kellin Danielske. A publicação materializou o processo histórico da escola, reconhecendo seu legado para a saúde e a educação nos 53 municípios do Vale do Itajaí em que atua e, também, para os mais de 5.900 trabalhadores do SUS formados e inseridos nas unidades de saúde, serviços de referência, hospitais e laboratórios.

Que o ano de 2017 venha repleto de trabalho e sucesso. Feliz Natal e próspero Ano Novo. São os votos da Secretaria de Comunicação da RET-SUS.

Comentar