noticias

09/01/2006 Versão para impressãoEnviar por email

Saiba mais sobre a Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde

Prazo para envio de trabalhos se encerra no dia 20 de janeiro. Você já mandou o seu?

A reunião dos membros da Rede Internacional de Formação para Técnicos em Saúde (RETS), que vai acontecer durante o Fórum Internacional de Educação de Técnicos em Saúde,  possui a finalidade de discutir que ações podem ser tomadas para se continuar o processo de reativação da Rede.

Rearticular a RETS, aliás, é o desafio atual que tem mobilizado a EPSJV e a OPAS. A Rede foi instituída em 1996 com a finalidade de “contribuir para os processos de modernização dos sistemas de saúde e seus modelos de atenção, fortalecendo sua participação qualificada em condições que permitam a implementação de inovações tecnológicas e de gestão nos serviços.

O objetivo dessa organização em rede é integrar os países da América Latina, Caribe e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPS) e criar entre eles uma estratégia de cooperação no campo específico da formação e desenvolvimento da força de trabalho técnico em saúde. A Rede se esforça em fortalecer seus integrantes e, conseqüentemente, a si mesma além de buscar captação de recursos financeiros a fim de garantir a sua sustentabilidade.

Instituições, organizações e indivíduos relacionados direta ou indiretamente aos processos de formação e qualificação de pessoal técnico em saúde dos países do continente americano e dos países africanos de língua oficial portuguesa podem fazer parte da Rede Internacional de Formação para Técnicos em Saúde. A Rede hoje conta com a participação de 17 países da América Latina, Caribe e PALOPs, 11 representações dos Ministérios da Saúde e Educação, 77 instituições de ensino, nove instituições de ensino e oito associações profissionais de técnicos.

Comentar