noticias

31/01/2005 Versão para impressãoEnviar por email

Saúde ganha Fórum Social Mundial

De 23 a 25 de janeiro vai acontecer, em Porto Alegre, o I Fórum Social Mundial de Saúde. As discussões vão orientar a organização da II Assembléia Mundial de Saúde dos Povos.

Pegando carona no já badalado Fórum Social Mundial, vai acontecer de 23 a 25 de janeiro, o I Fórum Social Mundial de Saúde. Como vem acontecendo há cinco anos, o encontro na capital gaúcha reúne pessoas interessadas em discutir soluções para problemas políticos e sociais do mundo. Agora, em 2005, a Saúde entra como pauta específica , três dias antes do V Fórum Social Mundial.
 Os três dias de debates vão englobar a análise dos processos políticos na saúde de cada país, buscando desenvolver medidas que garantam o acesso à saúde para todos, em qualquer parte do mundo. Para isso, cada país buscará caminhos e apresentará algumas propostas a partir da sua realidade econômica e social. 

É esperado que, no fim do encontro, surjam, dentre outras coisas, alternativas para diminuir a precarização do trabalho em saúde – fim do achatamento de salários, da alta rotatividade dos profissionais e da perda de direitos trabalhistas – e desenvolver a educação continuada dos profissionais da saúde. 

O  I Fórum Social Mundial da Saúde também servirá de base para a II Assembléia Mundial de Saúde dos Povos, que será realizada em julho deste ano, em Cuenca, no Equador.

As inscrições para o I Fórum Social Mundial da Saúde foram prorrogadas para 18 de janeiro pelo site www.fsms.org.br. Mais informações também podem ser obtidas no mesmo endereço. Os participantes devem pagar R$ 20 no primeiro dia do evento, durante a entrega dos crachás.  

Comentar