Conheça a programação e veja como assistir à 3ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
A 3ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CNGETS), que ocorrerá de 27 a 30 de março, no hotel Blue Tree, em Brasília (DF), será transmitida pelo site www.saude.gov.br/sgtes em tempo real.
A cerimônia de abertura, no próximo dia 27, reunirá os Ministros de Estado da Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Previdência Social, Planejamento, Orçamento e Gestão e da Cultura. Os presidentes do Conselho Nacional dos Secretário de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems) também deverão estar presentes, ao lado de representantes do Conselho Nacional de Saúde, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e da delegação internacional. Além deles, o Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/MS e a Coordenadora-geral da 3ª CNGTES participarão da abertura do encontro, que terá início às 15h.
Na programação, estão previstas quatro mesas-redondas e quatro painéis temáticos. Cada mesa será composta por um coordenador, um secretário, representantes dos usuários e trabalhadores, além de um gestor municipal, um estadual e um federal.
A mesa 'Gestão do Trabalho' será coordenada por Mario Roberto Dal Poz, da Organização Mundial de Saúde (OMS). Já a coordenação do debate sobre 'Educação na Saúde' ficará por conta de Francisco Eduardo Campos, Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. O painel temático 1, 'Gestão Democrática e Participativa da Educação em Saúde: Agenda Estratégica e Financiamento', será coordenado por Nelson Maculan, do Ministério da Educação. O painel 2, 'Gestão Democrática e Participativa no Trabalho em Saúde: Agenda Estratégica e Financiamento', ocorrerá sob a coordenação de Paulo Marchiori Buss, presidente da Fiocruz. Waltôvanio Cordeiro de Vasconcelos, da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP–SUS), coordenará o painéis 3, 'Negociação na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: Valorização, Humanização e Saúde do Trabalhador', e Geraldo Adão dos Santos, da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP/CNS), o quarto, 'Controle Social na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde'. Diferente das mesas-redondas, os painéis acontecerão simultaneamente.
Com o tema 'Trabalhadores de saúde e a saúde de todos os brasileiros', a Conferência tem o objetivo de apontar diretrizes nacionais para a implementação de políticas para a área. Serão abordados seis eixos: gestão do trabalho, educação na saúde, participação do trabalhador; financiamento; controle social; produção e incorporação de saberes a partir das práticas.
Participarão do encontro 1.372 delegados eleitos nas etapas municipais e estaduais. Algumas Escolas Técnicas do SUS também estarão presentes: a Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima (RR); a Escola Técnica de Saúde de Brasília (DF); a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (MG); a Escola Técnica Enfermeira Izabel dos Santos (RJ); a Escola Técnica do SUS do Pará (PA); a Escola de Formação Profissional da FHEMIG (MG), a Escola politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (RJ); e a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do município de São Paulo elegeram delegados para a etapa nacional. ARET-SUS também marcará presença no stand do Ministério da Saúde, onde será distribuído material de divulgação e exposto material didático, projeto político pedagógico e plano de curso das Escolas.
Comentar