noticias

11/08/2011 Versão para impressãoEnviar por email

TSB entra na reta final em Minas Gerais

Escola forma mais de 300 profissionais até o final do mês, quando outros 423 trabalhadores iniciam o primeiro módulo do curso técnico

Escola forma mais de 300 profissionais até o final do mês, quando outros 423 trabalhadores iniciam o primeiro módulo do curso técnico 

Neste mês, mais de 318 alunos do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) oferecido pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) concluem suas atividades. Durante 14 meses, os profissionais participaram de aulas teóricas e ações práticas sobre o cuidado para promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, distribuídos em nove turmas sediadas em sete municípios: Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora, Lavras, Várzea da Palma, Teófilo Otoni e Manhumirim. A escola planeja o início de mais turmas para o primeiro módulo da formação. São 423 matriculados nas cidades de Araçuaí, Barbacena, Bom Despacho, Brasília de Minas, Campo Belo, Leopoldina, Minas Novas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Sete Lagoas e Varginha.

Com 1.300 horas, o curso é estruturado em três módulos, em que são abordados o contexto do trabalho em saúde no SUS; as competências da qualificação do auxiliar em saúde bucal; e as competências da habilitação técnica.

Durante a primeira semana de agosto, as duas turmas de Belo Horizonte estão em período de concentração – momento do curso destinado à teorização da prática profissional e ao desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades que vão preparar os alunos para a ação profissional.

“Após esse período, os alunos retornam ao local de trabalho, nas diferentes unidades de saúde do SUS, aplicando os conhecimentos aprendidos na sua prática”, explica a coordenadora de Educação Técnica da ESP-MG, Clarice Castilho.

Segundo a auxiliar em saúde bucal, Maria Aparecida Matos, o curso foi esclarecedor. “Todo o aprendizado adquirido durante as aulas teóricas acrescentou muito em relação à saúde pública. Além disso, na área de ações coletivas, uma das coisas mais buscadas pela odontologia, também pude observar grande desenvolvimento em saúde bucal”, disse.

Para o técnico em enfermagem, Sérvulo Silva, o curso contribuiu para seu crescimento profissional: “Elogio tanto a parte da concentração quanto da dispersão, que uniram teoria e prática. Antes, eu fazia as coisas de forma mais automática, mecânica. Hoje, já conheço muito melhor todos os materiais com que eu trabalho, e sei os fundamentos de tudo que eu faço”

O profissional

O técnico em saúde bucal atua na promoção da saúde, prevenção e controle das doenças e participa de ações educativas, orientando indivíduos, famílias e grupos, principalmente em relação ao autocuidado. Participa da realização de estudos epidemiológicos em saúde bucal e, sob supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente em um consultório odontológico, bem como supervisiona, sob delegação do cirurgião-dentista, o trabalho do auxiliar em saúde bucal.

Por Isabela Souza (Escola de Saúde Pública de Minas Gerais – ESP-MG)

Comentar