revista ret-sus

Na edição deste mês, você vaisaber sobre o mapa da desigualdadesocial no Brasil: o que dizem os dadosdo PNUD (Programa das NaçõesUnidas para o Desenvolvimento) eoutros dois relatórios, um da ONU eoutro do Banco Mundial.

A entrevista é um alerta: PauloNarvai, professor da Unicamp, falasobre o projeto de lei em tramitaçãono congresso nacional que buscaregulamentar a profissão do técnico emhigiene dental, comentando aspropostas que tentam restringir suaatuação e eliminar as intervençõesclínicas do conjunto de competênciasdesse profissional.

Dando continuidade ao especialsobre a Conferência de Gestão doTrabalho e Educação na Saúde, estenúmero traz uma matéria sobre o eixo‘Educação na Saúde’: de que,especificamente, este tema trata, quequestões dizem respeito, maisdiretamente às ETSUS? Como oDepartamento de Educação na Saúde– Deges/SGTES – do Ministério daSaúde, vem encaminhando asdiscussões? Quais as prioridades? E asETSUS que participarão daConferência? Quais as expectativas?Como estão se organizando?

E, falando delas, as EscolasTécnicas do SUS, nesta edição vocêvai saber os encontros e trocas quecontinuam movimentando a nossaRede. Estamos também inaugurandouma seção chamada ‘ETSUS pesquisa’,com uma matéria sobre a criação donúcleo de pesquisa na Escola Técnicade Saúde Izabel Santos, do Rio deJaneiro.

Lembramos também que é agorano mês de outubro que vai acontecer aReunião Geral da RET-SUS, de 25 a27, no Acre. Portanto, não percam apróxima revista com tudo o queaconteceu neste encontro.