revista ret-sus

A Pedagogia das Competên-cias: do que se trata? O que significa?É o que você vai descobrir lendo amatéria de capa deste mês e entenderpor que o conceito de competênciastem “dado as cartas” nas relações domundo do trabalho e da educação.

Veja também o outro lado dapolêmica discussão sobre as compe-tências dos técnicos e auxiliares desaúde bucal, em uma entrevista comWilson Chediek, membro do ConselhoNacional de Representantes daAssociação Brasileira de Cirurgiões-dentistas, que tem uma posição opostaao do nosso entrevistado da últimaedição. Leia as duas entrevistas e tiresuas próprias conclusões.

No próximo ano, em um doseventos mais importantes da saúdepública no Brasil, o Congresso daAbrasco, uma novidade e uma conquis-ta: o I Fórum Internacional de Educa-ção de Técnicos em Saúde. Pela pri-meira vez teremos um espaço que vaiprivilegiar, especificamente, a for-mação técnica em saúde. Parafraseandoos Novos Baianos:”...chegou a hora dasEscolas Técnicas mostrarem seuvalor...”. As inscrições vão até 13 dejaneiro. Não perca tempo, mande seutrabalho!

A seção especial sobre a Con-ferência traz, nesta edição, o terceiroeixo – que fala da participação dotrabalhador na negociação da gestão dotrabalho e da educação na saúde – e oquarto, que trata do financiamento dotrabalho e da educação na saúde.

Quanto às notícias das nossasescolas, um destaque para a pesquisanas ETSUS: a Unimontes, desde julhode 2005, é mais uma estação de pesqui-sa da Rede Observatório de RecursosHumanos em Saúde (ROREHS) e játem dois estudos concluídos.