revista ret-sus

Nesta edição você vai fi-car sabendo mais sobre aHumanização dos serviços de saú-de e o que isso tem a ver com oseu trabalho de formação técni-ca. Vai ver as diferenças de abor-dagem da humanização ao longodos anos, entender a relação en-tre humanização e integralidadee conhecer a mais recente polí-tica voltada para esse tema, oHumanizaSUS, que traz comoprincipal novidade a idéia de queo tal ‘humano’ que tem que es-tar no centro das preocupaçõesé, além do usuário, também oprofissional de saúde. Gostou?Tem mais.

A entrevista é com MariaHelena Machado, diretora doDegerts, o departamento respon-sável pela gestão do trabalho noSUS, que vai falar sobre as es-tratégias que o governo tem ado-tado para desprecarizar o traba-lho em saúde, com foco princi-pal no agente comunitário desaúde. Ah, tem também as últi-mas notícias sobre o processo deformação (técnica?) do ACS.

Como você sabe, a Revistada RET-SUS é voltada para os profissionais ligados à educação profissional em saúde, mais especificamente das Escolas Téc-nicas do SUS e tem distribuiçãogratuita. Mas, além das pessoasque têm nos procurado para re-ceber a revista, vindas de diver-sos lugares, temos também rece-bido pedidos de instituiçõescomo o Conselho Municipal deSaúde de Belo Horizonte, quejulgam as discussões trazidas pelaRevista como importantes paraseu trabalho. Temos gostado decontar coisas como essa para vocêsrepetidas vezes porque, além doseu principal objetivo original,de instrumentalizar as ETSUS,vemos que a comunicação estáconseguindo também levar a dis-cussão da educação profissionala outros espaços. Se você ou suainstituição ainda não recebem aRevista, basta enviar um e-mailpara a Secretaria Técnica, peloendereço retsus@fiocruz.br ou preen-cher o formulário no site da RET-SUS. Não esqueça de informaro endereço completo. Do mais,boa leitura. E até o mês que vem. Renata Reis Secretaria Técnica da Rede de Escolas Técnicas do SUS