revista ret-sus

Nesta edição, você vai sabertudo sobre a III Conferência Nacio-nal de Gestão do Trabalho e da Edu-cação na Saúde que aconteceu nofinal de março, em Brasília: quais asprincipais propostas aprovadas norelatório final que contemplam ostrabalhadores de nível médio quan-to à gestão do trabalho e da educa-ção e ainda as propostas que envol-vem as ETSUS.

A entrevista é com JurandiFrutuoso, Secretário Estadual deSaúde do Ceará e novo Presidentedo Conselho Nacional de Secretári-os Estaduais de Saúde (Conass), elei-to no dia 22 de março. Você vai co-nhecer qual é a posição do Conasssobre temas como a descentrali-zação e a questão da despreca-rização e da formação técnica dosACS.

Na seção Pesquisa, a EscolaTécnica de Saúde da Unimontes(MG) está desenvolvendo um estu-do para identificar a demanda deprofissionais de saúde na região Nor-te de Minas Gerais. O que se esperaé que este estudo contribua aindamais para o planejamento da ofertade cursos da Escola de forma cadavez mais integrada às necessidadesdo SUS nos municípios.

As ETSUS de Roraima eTocantins estão trabalhando juntasna Capacitação Pedagógica paraDocentes do Curso Técnico de ACSem Boa Vista. Saiba como esta par-ceria está se desenvolvendo.

Acompanhe ainda notíciasdas ETSUS nos quatro cantos do Brasil.