revista ret-sus

No mês passado tivemosmais um encontro da nossa Rede.Foi em Florianópolis, Santa Cata-rina, nos dias 24, 25 e 26 de abril.Esse é o tema de capa da RevistaRET-SUS deste mês.

Você vai saber tudo o queaconteceu na 4ª Reunião Geral daRET-SUS, que teve em sua progra-mação a discussão de temas como apolítica de Formação Técnica denível médio em saúde, com desta-que para o Agente Comunitário deSaúde; a consolidação da PesquisaCientífica e a apresentação de al-guns projetos que participaram darecente Convocatória de Pesquisalançada pela Coordenação de AçõesTécnicas do Deges/SGTES/MS e,no último dia, reuniões regionais detrabalho em que se discutiram asnovas perspectivas para a Rede di-ante do Pacto de Gestão e elaborou-se uma pauta de demandas dasETSUS para os governos estaduaisem ano de eleição.

E esse foi só o começo. Esteano, pela primeira vez, teremos duasReuniões Gerais da RET-SUS. Foium prazer — daqueles muito pro-dutivos — estar em Santa Catarina,rever todas as ETSUS juntas, levartoda a Rede para visitar a Escola delá e contar com a participação ativados gestores do estado. E já estamosimaginando, pensando, planejandoo encontro do segundo semestre, naEscola de Alagoas.

Um último comentário sobreo encontro da RET-SUS. Este ano,também pela primeira vez, a Reu-nião foi transmitida em tempo real,pela Internet, para todo o Brasil.Com isso, buscamos, por um lado,abrir as discussões sobre as questõesque interferem no nosso trabalhopara outros atores que, embora nãosejam diretamente inseridos na for-mação, mantêm articulação comela. Por outro, e principalmente, ten-tamos, na prática, reconhecer essaRede com o tamanho que ela tem.Porque a Rede é das Escolas e estassão maiores, mais amplas do que osgestores (diretores e coordenadorespedagógicos) que participam dosencontros. Elas são formadas econstruídas, no dia-a-dia, pelo seucorpo técnico (em geral, pequeno) epelos seus professores, trabalhado-res dos serviço. Na impossibilidadede levá-los todos à Reunião, leva-mos a Reunião até eles.

Acompanhe ainda nesta edi-ção duas matérias especiais. Umadelas é sobre a I Conferência Nacio-nal de Educação Profissional eTecnológica, promovida pelo Minis-tério da Educação e que aconteceráem agosto deste ano. As etapas es-taduais já começaram no mês pas-sado. Conheça aqui os cinco eixosque serão debatidos na Conferênciae como se dará a participação dosdelegados. A participação dasETSUS nesse evento é superim-portante! A outra matéria é sobre aDécada de RH, uma iniciativa daOrganização Mundial de Saúde(OMS) para voltar as atenções domundo sobre os trabalhadores dasaúde nos próximos dez anos.

Na seção sobre as EscolasTécnicas, você vai continuar acom-panhando o trabalho da sua e dasoutras Escolas da rede e saber algu-mas novidades em relação ao proje-to de Modernização das ETSUS peloMinistério da Saúde.

Mas, apesar de tanta coisaboa — tanta coisa que nem sobrouespaço para a entrevista, nesta edi-ção temos também uma ausência.Você vai sentir falta da tirinha, aque-la do ‘Caiu na Rede é peixe’, queexiste desde o segundo número daRevista RET-SUS. O calendário fi-cou apertado por um monte de ra-zões. A edição passada saiu atrasa-da porque tivemos que esperar aConferência terminar; nesta, tenta-mos acertar o calendário, mas com opouco tempo, acabou dando zebra.Paciência, o professor Peixoto e suaturma voltam no mês que vem. Boa leitura a todos.