revista ret-sus

Seguindo o ritmo da Copa, aRevista RET-SUS deste mês faz umgol de placa trazendo nesta ediçãouma matéria sobre o Pacto pela Saú-de 2006. Você vai saber o que signifi-ca esse pacto, que engloba o Pacto pelaVida, o Pacto em Defesa do SUS e oPacto de Gestão, e quais são as atri-buições e responsabilidades da União,dos Estados e dos Municípios, discu-tidas e consensuadas em março de2006, em uma reunião da ComissãoIntergestores Tripartite (CIT).

Veja ainda, uma reportagemsobre o I Seminário de Pesquisa dasEscolas Técnicas do SUS que acon-teceu nos dias 25 e 26 de maio, emRecife (PE), onde as ETSUS tive-ram a oportunidade de debater oque significa estar envolvido em umprocesso de pesquisa, os referenciaisteóricos para a Educação Profissio-nal em Saúde e a caracterização daárea da saúde diante das atuais trans-formações do mundo do trabalho.

A entrevista deste mês é comTereza Ramos, presidente da Con-federação Nacional dos AgentesComunitários de Saúde, que desta-ca a posição da Confederação emrelação à formação técnica para osACS e a importância das ETSUSneste processo.

Uma outra novidade é que oMinistério da Saúde está constru-indo um Sistema de Gestão Escolarvoltado especificamente para asEscolas Técnicas do SUS que iráfacilitar e muito o monitoramentodos cursos oferecidos pelas ETSUS.Saiba como isto está sendo feito.

No mais, você vai acompa-nhar as últimas notícias sobre asEscolas Técnicas do SUS em todo oBrasil.