revista ret-sus

Esta edição da Revista RET-SUS traz uma boa notícia para quem sededica à Educação Profissional em Saú-de no Brasil. Aliás, é uma notícia boa egrande, distribuída ao longo de seispáginas. Não sobrou nem espaço paraa entrevista...

Lembra do Profae? AqueleProjeto gigantesco que formou qua-se 300 mil trabalhadores da área deenfermagem em auxiliares ou téc-nicos? Pois é possível que ele gereum fruto maior e do que ele próprio,bem naquele estilo do discípulo quesupera o mestre. É que a Secretariade Gestão do Trabalho e da Educa-ção na Saúde, do Ministério da Saú-de, está tentando negociar umProfae 2, maior e mais amplo, volta-do para diversas profissões da áreada saúde. Se você ainda não tinhaouvido falar nisso, fique à vontade:nesta Revista você será apresenta-do ao Profaps (Projeto de FormaçãoProfissional na Área da Saúde), ouao seu protótipo.

Tomando como gancho o Se-minário Internacional Educação Pro-fissional em Saúde, que aconteceuem Salvador, no mês de julho, pas-seamos pelo Profae, identificandoseus melhores resultados e seus prin-cipais problemas e tentamos fazeraqui, em menor escala, aquilo queera um dos objetivos do evento: dis-cutir, com a participação dasETSUS, os melhores formatos, ad-ministrativos, pedagógicos, geren-ciais, dentre muitos outros, para oProfaps, se ele de fato se tornar rea-lidade. Aproveite para se inserir nes-se debate.

Na seção que traz as notíci-as das ETSUS, dá para perceber queo que não falta é trabalho. Tem for-mação do ACS para todos os lados.Mas tem também THD, Técnicode Enfermagem e até um curso novo,da Escola do Espírito Santo, de Téc-nico de Vigilância em Saúde, englo-bando conteúdos das três vigilânci-as. Há ainda trabalhos de extensãonas diversas áreas e um bocado decooperação.

Você vai perceber tambémque esta edição está cheia de even-tos. Além do Profae, temos umamatéria sobre o Congresso doConasems e outra sobre o Congressoda Rede Unida. Não nos culpe: aagenda desse segundo semestre de2006 está mesmo apertada. Em um,o Pacto de Gestão foi a estrela dafesta; no outro, quem ocupou mui-tos espaços foi a Educação Perma-nente.

E já que falamos em evento,aproveite para se preparar para a pró-xima Revista, porque nela você leráa cobertura completa sobre o FórumInternacional de Educação de Téc-nicos em Saúde, que já terá aconte-cido quando esta Revista chegar àssuas mãos, junto com o Abrascão.Como alguns de vocês tiveram tra-balhos aprovados no Fórum, quemsabe não teremos nos encontrado poraqui, no Rio de Janeiro, mais espe-cificamente no stand da RET-SUS?

Por fim, não estranhem a as-sinatura. A coordenadora da Secre-taria Técnica da RET-SUS, RenataReis, estará ausente por quatro me-ses, para curtir sua licença materni-dade e cuidar da ‘cria’. Enquantoisso, fico por aqui, ocupando provi-soriamente esse espaço. No fim, estátudo em casa.