revista ret-sus

As Escolas Técnicas doSUS são as responsáveis pela qua-lificação de 72 mil Agentes Co-munitários de Saúde em todoBrasil. Com isso todos saem ga-nhando: os gestores, as escolas,os agentes e principalmente oSistema Único de Saúde, queterá trabalhadores muito maisqualificados para atuar no desen-volvimento da atenção básica,contribuindo para consolidá-lacomo uma estratégia fundamen-tal para o SUS.

O Agente Comunitário deSaúde, como todos sabem, é o eloentre a comunidade e os servi-ços de saúde. Sua atuação é es-sencial, para as ações de promo-ção e prevenção e para mapearos territórios sociais de produçãodas doenças.

Por isso, nesta edição, pre-paramos uma matéria sobre comoanda a formação do ACS de nor-te a sul do país, com destaquepara o estado do Tocantins, oúnico a oferecer a formação téc-nica completa, financiada comrecursos da própria secretaria desaúde.

A seção Especial destemês vai falar das Escolas Técni-cas da Região Sul. Essa região dopaís, apesar de pequena em ter-mos de tamanho de território, égrandiosa em suas ações e esfor-ços para adaptar e oferecer for-mação de qualidade às diferen-tes realidades que são própriasde uma região influenciada poruma forte imigração de europeuse pela diversidade cultural dospaíses fronteiriços. No Paraná,por exemplo, a escola precisoualterar horários das aulas do cur-so de ACS em um município deuma região rural e discutir asespecificidades do trabalho deum ACS em uma colônia alemã,onde a língua materna ainda é oalemão. Em Blumenau, o fato deter na mesma turma de ACS, alu-nos de comunidades rurais e ur-banas, fez a escola repensar eadaptar o currículo a estas duasrealidades. Na EFOS, as aulas docurso técnico de enfermagem nomunicípio de Criciúma, foramministradas em uma mina de car-vão desativada, para os alunos co-nhecerem in loco a realidade dostrabalhadores de uma mina decarvão, que causa sérios proble-mas respiratórios.

Dando continuidade àsnovidades da nossa Revista, di-versificamos o projeto editorialinaugurando novas seções. Naedição passada, a seção Saú- abc Saúde e Educação Espaço do Aluno Renata Reis de Educação, para ajudar vocêa entender melhor temas relaci-onados à Educação Profissionalem Saúde. E nesta ediçãoestamos estreando uma seçãomuito especial para nós que vaiprivilegiar e destacar os alunosdas ETSUS: você vai conhecer oEspaço Aluno, uma páginapara divulgar a produção de co-nhecimento do corpo discentedas nossas Escolas. Portanto, pro-fessores e coordenadores de cur-so: incentivem seus alunos a nosmandarem trabalhos, que divul-garemos com o maior prazer.

Por fim, na seção Aconte-ceu nas ETSUS, acompanhe asnotícias de tudo o que as nossas Escolas vêm fazendo e aconte-cendo.