revista ret-sus

Nesta edição da nossaRevista, antecipamos as come-morações do dia 1º de maio comuma matéria sobre o Dia do Tra-balho. Você sabia que essa datamarca a luta de 200 mil traba-lhadores nos Estados Unidos,que no ano de 1886, foram àsruas brigar por uma jornada deoito horas de trabalho? E quedesde antes de 1888 o Brasil játinha trabalhadores que se or-ganizavam para lutar por melho-res condições de trabalho? E quena saúde, os primeiros trabalha-dores a se organizar foram osmédicos? Não sabia de nada dis-so? Então leia a matéria de capae fique bem informado sobre ahistória da luta dos trabalhado-res e saiba como os trabalhado-res da saúde se organizam naatualidade para lutar por seusdireitos. Na reportagem, traba-lhadores de nível médio do SUS,historiadores e sindicalistas ava-liam o significado do Dia Mun-dial do Trabalho, falam das for-mas de organização trabalhistase das lutas sindicais na área dasaúde.

Para você que estavaaguardando o Mestrado Profis-sional em Gestão do Trabalho eEducação na Saúde para as Es-colas Técnicas do SUS eGestores de RH, veja na seçãoGestão da Educação tudo sobrea primeira turma desse cursoque deverá acontecer na RegiãoSul, beneficiando, num primei-ro momento, as ETSUS do Sule Norte do país. Essa é maisuma seção que faz parte da am-pliação do projeto editorial daRevista, que tem novidades,reveladas nos últimos meses,como o Espaço do Aluno, Es-pecial e abc Saúde e Educação,que também estão nesta edição.

A matéria do Especialdeste mês dá destaque àsETSUS da Região Centro-Oes-te, que vêm desempenhandoum belo trabalho com as popu-lações do campo, quilombolas eindígenas, buscando adaptarseus currículos à diversidadelocal.

No Espaço do Aluno vocêvai conhecer um trabalho reali-zado por alunos da Escola doMato Grosso sobre a qualidadeda água na região. A monografia,apresentada para conclusão docurso Técnico de Vigilância Sa-nitária e Saúde Ambiental,analisou o processo de tratamen-to e abastecimento de água emCuiabá, o padrão de qualidadee a satisfação dos usuários.

Conheça ainda a diferen-ça entre Saúde Coletiva e Saú-de Pública, lendo o encarte abcSaúde e Educação, sempre nasduas últimas páginas da Revis-ta. E não esqueça: essa seção éfeita para você destacá-la e for-mar seu próprio glossário. Mãosà obra!

Além de tudo isso, comoé de praxe, muitas novidadessobre o trabalho das ETSUS emtodo país.

Boa leitura para todos e parabéns pelo Dia do Trabalho.