revista ret-sus

Nesta edição da Revista RET-SUS, você vai saber tudo o que aconteceu na 6ª Reunião Geral da RET-SUS, que foi realizada em Vila Velha, no Espírito Santo, nos dias 25, 26 e 27 de abril. O que pensam e esperam os secretários municipais e estaduais de saúde em relação às ETSUS e ao Pacto de Gestão? Como fica seu financiamento? O que a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) tem trabalhado como indicativo para a Política de Educação Profissional em Saúde no Pacto? E o Proeja? Quais são as perspectivas para as ETSUS? Essas respostas estão na matéria de capa, que traz ainda a apresentação da Pesquisa ‘Diagnóstico das ETSUS’ e a 13ª Conferência Nacional de Saúde, também temas da nossa Reunião.

A seção Especial deste mês fala das ETSUS da Região Norte. Você vai ficar sabendo como as Escolas dessa região têm se organizado para lidar com as especificidades locais como malária, febre amarela e leshmaniose. Apesar de serem as caçulas da nossa Rede (criadas a partir de 2000), essas Escolas têm realizado um trabalho competente e de suma importância para a formação profissional dos trabalhadores de nível médio do SUS no norte do país. Enfrentando algumas dificuldades como o deslocamento de supervisores dos cursos e de alunos que precisam percorrer longas distâncias entre os municípios, as ETSUS têm conseguido incorporar as demandas específicas próprias das condições sociais, econômicas e culturais dessa região. Além disso, é no Norte onde está o único estado do Brasil, o Tocantins, que já terminou o segundo módulo do curso Técnico de ACS, realizado com recursos da Secretaria Estadual de Saúde.

Acompanhe ainda na seção Gestão da Educação, como as ETSUS vão colaborar na implementação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Entre os dias 9 e 13 de abril, aconteceu, em Blumenau (SC), uma oficina que discutiu as bases para a elaboração dos planos de cursos de preparação do cuidador e do docente do cuidador que irá lidar com idosos com dependência. A nossa Revista esteve lá e conta tudo em primeira mão.

Ainda nessa seção, você vai saber como a SGTES/MS está trabalhando em uma pesquisa para mapear as atribuições dos trabalhadores de nível médio que atuam na área de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental. O trabalho é coordenado pelo Nescon/UFMG, com a participação da EPSJV/ Fiocruz.

No Espaço do Aluno, uma experiência coordenada e desenvolvida por alunos da ETSUS Acre, que visa estabelecer a melhoria da qualidade do tratamento de saúde bucal para os usuários surdos, através da oferta de um curso básico sobre a Linguagem Brasileira de Sinais para todos os profissionais de saúde bucal.

No mais, as notícias sobre o trabalho das ETSUS nesse Brasil afora.