revista ret-sus

É hora de nos prepararmos para a 13ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre os dias 14 e 18 de novembro, em Brasília (DF). A 13ª CNS fará uma homenagem à 8ª Conferência, lembrando dos temas discutidos em 1988 que ainda não se transformaram em política pública para a saúde. Por isso, nesta edição, trazemos uma entrevista exclusiva com Francisco Batista Júnior, primeiro presidente eleito do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que nos conta o porquê da redução do número de eixos dessa Conferência – este ano serão apenas três eixos temáticos – e explica como as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) podem participar ativamente das discussões nas três esferas governamentais, podendo até mesmo se eleger delegadas para o evento nacional.

O ABC da Saúde e da Educação, que vem sempre no final da Revista para você recortar e colecionar, explica qual é a diferença de significado entre as palavras profissão e ocupação e como uma profissão vai se construindo historicamente. Um exemplo de uma nova profissão na saúde é a de agentes comunitários de saúde (ACS). Além disso, você conhecerá o contexto de criação e regulamentação das profissões de nível médio.

A seção Gestão da Educação, nesta edição, vem com duas matérias. A primeira é referente ao Programa Nacional de Telessaúde, cujo projeto-piloto vai começar em nove estados do país e atender 2.700 equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Cinco ETSUS — uma de cada região do país — receberão pontos de rede para se comunicar com os núcleos de telessaúde, que ficarão dentro de universidades, e cooperar com informações para o PSF.

A segunda matéria se refere à oficina de capacitação de docentes para avaliarem as competências profissionais na perspectiva do Profae, que foi organizada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS) e aconteceu em Brasília entre os dias 21 e 23 de maio. Quatro Escolas Técnicas do SUS participaram dessa capacitação, que ainda terá mais duas etapas.

A seção Espaço do Aluno traz um trabalho que analisa o atendimento de pacientes diabéticos na rede pública e dá alternativas para que ele se torne mais humanizado. Em ETSUS Pesquisa você saberá como o Comitê de Ética em Pesquisa criado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) vai subsidiar o trabalho das ETSUS.

Além disso, muitas notícias sobre cursos, formaturas e eventos que aconteceram em todas as Escolas que compõem a RET-SUS.