revista ret-sus

Nesta edição, você vai entender as propostas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). A Educação Profissional é uma das principais ações do PDE, que traz propostas para os próximos 15 anos. Entre algumas medidas que serão implantadas pelo governo estão a ampliação das escolas técnicas da rede federal para o interior do país e a formação de alunos e professores do ensino técnico de nível médio, que poderá ser feita à distância. Além disso, o Plano propõe a alteração de dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para assegurar o ensino técnico de nível médio na modalidade integrada e o Proeja (Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos).

Como prometido na edição passada, o primeiro eixo da 13ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em Brasília entre os dias 14 e 18 de novembro, foi abordado em uma matéria na seção Especial. Nela, você saberá como o Conselho Nacional de Saúde estruturou a discussão sobre o tema ‘Desafios para a Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento’ e como as Escolas Técnicas do SUS podem contribuir no debate.

A seção Gestão da Educação conta como foi o Encontro Nacional da Educação Profissional em Gestão para o SUS, realizado nos dias 18 e 19 de junho na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), no Rio de Janeiro. Nesses dois dias, todas as ETSUS discutiram, junto com os gestores estaduais, o perfil do profissional de nível médio da área de gestão.

Você vai ler também matérias sobre os dois principais eventos para a área da saúde que aconteceram no mês de julho: o XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Joinville (SC), e o Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde, conhecido como Abrasquinho, realizado em Salvador (BA). No primeiro, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a RET-SUS no nosso estande, que tinha material sobre as Escolas da Rede e foi visitado, inclusive, pelo ministro da saúde. No Abrasquinho, as ETSUS da Comissão Geral de Coordenação da RET-SUS participaram de uma oficina pré-congresso: ‘Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde’, promovida pela EPSJV em parceria com o Ministério da Saúde, a Opas e a Afro (representação da OMS na África).

Na seção Perfil, um pouco mais sobre a história de duas ETSUS. A Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de São Paulo comemorou cinco anos de atividades com uma festa em sua sede, na capital paulista. Já a ETSUS Tocantins inaugurou seu novo espaço. Além disso, essa edição conta ainda com as notícias sobre os cursos das Escolas da Rede, no Aconteceu nas ETSUS.

Achou muita coisa? É que a Revista RET-SUS ganhou mais quatro páginas. Agora você terá mais informações todo mês. Boa leitura.